Durma Mais para Perder Peso e Ficar em Forma

O sono é algo que muitas vezes não damos a importância merecida. É como o oxigênio, todos nós sabemos que precisamos dele, mas não percebemos o quanto é importante até que você o perde. Como você se sente quando perde o sono? Eu, pessoalmente, me sinto terrível. Eu sei porém que uma grande parte da nossa sociedade não está dormindo o suficiente . Nós ficamos acordados por inúmeras razões como estudos, trabalho, festas, etc. A verdade é que todos nós conhecemos as razões por que precisamos dormir o suficiente, mas o tema desse post pode te convencer a tentar dormir um pouco mais. O sono é crucial se você quer entrar em forma!

Como o sono pode me ajudar a entrar em forma ?

Quando você malha você basicamente feri seus músculos e espera para que eles se recuperem e fiquem maior e mais fortes . Esses músculos trabalhados devem ser reparados, para fortalecer e crescer, e os dois principais fatores na reparação muscular são o sono e a nutrição.

De acordo com a Universidade de Harvard o nosso corpo regula o sono da mesma forma que regula o comer e o respirar, no que sugere que o sono tem um semelhante papel fundamental em nossa vida. É durante o sono que o corpo faz reparos e rejuvenesce . O sono é anabólico. O crescimento muscular, reparação das fibras musculares, a síntese de proteínas e a liberação de hormônio de crescimento ocorrem principalmente e às vezes só durante o sono. Portanto, se você não dorme você não cresce e não rejuvenesce!

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Se os fatos acima não bastasse, a falta de sono também parece aumentar a fome e o apetite e possivelmente a obesidade. De acordo com um estudo realizado em 2004 pelo Centro Nacional Americano para Distúrbios do Sono, pessoas que dormem menos de seis horas por dia são cerca de 30% mais propensos a se tornarem obesos do que aqueles que dormem sete a nove horas por dia. Eu me identifico muito com isso porque cada vez que eu acordo muito cedo e não durmo o suficiente eu como cerca de 30-40% mais do que em qualquer outro dia normal. Eu acho que quando você está cansado você tenta compensar comendo, então eu sempre tento tirar um cochilo se eu vejo que isso está começando a acontecer.

Outros estudos também estão descobrindo que a falta de sono estimula a vontade de comer alimentos gordurosos e ricos em carboidratos. Como você pode ver o sono desempenha um grande papel na dieta e fitness ao ponto que alguns programas de perda de peso querem fazer do sono uma exigência para os participantes. Parece bastante razoável!

Outro fato relacionado ao sono tem a ver com o cortisol. Cortisol é um hormônio esteróide produzido nas glândulas supra-renais , em resposta ao estresse. O cortisol , também conhecido como o hormônio do estresse, neutraliza testosterona. Cortisol auxilia na degradação do tecido muscular e inibe o crescimento. Quando você não dorme o suficiente o seu corpo fica estressado , o que aumenta os níveis de cortisol que em seguida impede o crescimento muscular e a reparação do mesmo.

E por fim, quando você não consegue dormir o suficiente, você fica cansado e não tem a mesma energia para a academia e pra fazer outras atividades diárias.

Agora que sabemos que precisamos dormir ( estou escrevendo isso às 23:40 horas, então eu vou direto para a cama assim que eu terminar lol ) aqui estão mais alguns fatos para ajudá-lo:

Quanto horas de sono nós realmente precisamos ?

Os adultos necessitam de 7-9 horas de sono. Os adolescentes precisam de um pouco mais horas 7,5-9,5 .

Dicas para ajudar a dormir :

1- Evite cafeína, nicotina , queimadores de gordura , bebidas pré-treino e outras pílulas/bebidas que podem interferir com o sono

2- Crie um ambiente amigável ao sono. Apague as luzes, certifique-se que a temperatura esta agradável, diminua o nível de ruído, etc.  Esses são alguns pequenos detalhes que podem fazer umas horas de diferença na sua rotina de sono.

3- Tenha um horário certo para dormir. Tente ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias. Este é realmente um bom hábito, porque quando você dorme constantemente em horários diferentes, é como se você estivesse sempre mudando de fuso horarios.  Uma boa dica é acordar sempre no mesmo horário mesmo que seja fim de semana e você queira dormir o dia todo. Dessa forma você mantem seu ritmo circadiano em dia e depois se você ainda precisar, você pode tirar um cochilo no final do dia.

4 – Se você gosta de tirar uma soneca certifique-se de que seja antes das três horas da tarde para que seu cochilo não interfira com o seu sono noturno .

5 – Faça o download de um aplicativo que ajuda a regular seu sono. O meu favorito é o Sleep Cycle Alarm. O aplicativo não ajuda necessariamente a dormir, mas ele controla seus hábitos do sono. O aplicativo rastreia o seu sono profundo e o seu sono mais leve e faz questão de ti acordar somente durante o seu sono mais leve, assim permitindo que você aproveite aquele sono mais pesado.

 

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Espero que isso ajude vocês!

Hora de ir para a cama … zzzzz …..

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Marcos Paulo de Andrade is the founder/writer for the blog Royal Fashionist, a men’s guide for the modern and sophisticated men, including a variety of current issues such as fashion, health, and fitness.  Marcos Paulo is also the fitness guru who has close to 5 million hits on youtube.
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