8 Principais Tratamentos Dermatológicos de 2016

Conforme os anos passam, a gente começa a perceber certa falta de elasticidade na pele. Ou, então, aquelas marcas de expressão e até mesmo rugas. Não adianta! A idade começa a dar as caras e a gente pode (e deve) dar uma melhorada na aparência.

Pensando nisso, eu consultei alguns dermatologistas para listarem os principais procedimentos dermatológicos desse ano. São diversas opções para dar fim à sensação de que os anos estão pesando. Confira!

MDcodes

8 Principais Tratamentos Dermatológicos de 2016 : Cuidados | https://www.royalfashionist.comA técnica permite mapear pontos específicos do rosto que serão preenchidos com ácido hialurônico e um efeito de lifting. “O procedimento é instantâneo e conseguimos avaliar o rosto por completo e cobrir as áreas das sobrancelhas, maçãs do rosto, têmporas, olheiras, bigode chinês, lábios, pés de galinha, dentre outras queixas comuns”, explica Denise Chambarelli, dermatologista.

De acordo com a profissional, por conta da técnica não é preciso fazer cirurgia plástica. E basta apenas uma sessão para o método ter duração de um a dois anos. “O tratamento é contraindicado somente em caso de alergia ao ácido hialurônico, o que é muito raro. Também não é necessário preparo prévio. Somente anestésicos em pessoas mais sensíveis”, complementa Denise.

IPCA

8 Principais Tratamentos Dermatológicos de 2016 : Cuidados | https://www.royalfashionist.comConhecido como Microagulhamento, a técnica consiste em penetrar agulhas na pele (epiderme e derme), causando múltiplas puncturas. “Isso estimulará a ativação de células na pele, aumentando a fabricação de colágeno, além da renovação da pele”, esclarece Kath Palma, dermatologista.

O interessante da técnica é que ela trata diversos problemas de pele, como flacidez, cicatrizes de acne ou queimaduras, estrias e manchas. Tudo é feito no consultório do dermatologista, com anestesia local e normalmente são necessárias pelo menos três sessões, com intervalos de, mais ou menos, 30 dias.

“Pode ser realizado pela maioria dos pacientes. A não ser que tenha algum ferimento, acne ativa ou doença específica, analisada pelo médico”, explica Kath. A profissional conta, também, que, dependendo da profundidade das agulhas e do tratamento que se quer realizar, o paciente pode retornar em seguida ao trabalho (bom, não é?)

“Normalmente, antes da sessão, é feito um preparo em casa com algum ácido ou outra substância indicada pelo dermatologista. E após a sessão, deve-se passar filtro solar”, ensina a profissional.

Radiesse

Também chamado de Hidroxiapatita de cálcio, funciona como preenchedor e estimulador de colágeno na pele para atenuar a flacidez e restaurar o volume da face perdido com o envelhecimento. “Está sendo muito utilizado em mãos”, conta Denise. Isso mesmo, meu querido leitor. Lembra da história de que “para saber a idade da pessoa, olhe as mãos dela”? Acho que essa tese não existe mais!

8 Principais Tratamentos Dermatológicos de 2016 : Cuidados | https://www.royalfashionist.comSegundo a dermatologista, o procedimento só não é indicado caso seja encontrado alguma infecção ativa no local da aplicação e doenças do colágeno. “Em muitos casos, somente uma aplicação é necessária. Se for preciso, complementamos após 60 dias”, afirma.

Sculptra

Mais um procedimento para dar fim à flacidez facial e corporal, principalmente na área interna de braços, de coxas, região periumbilical e região glútea. Dessa vez, uma substância é injetada, o que induz a formação de novo colágeno pelo próprio organismo.

8 Principais Tratamentos Dermatológicos de 2016 : Cuidados | https://www.royalfashionist.com“O produto deve ser preparado e reconstituído pelo médico em água destilada estéril 24 a 48 horas antes da aplicação. Os pontos de injeção são marcados e devem ser customizados de acordo com o tipo de pele e grau de flacidez. Após a aplicação, fazemos uma massagem vigorosa do local, que deve ser mantida pelo paciente por pelo menos 7 dias, duas vezes ao dia”, explica Carla Albuquerque, dermatologista de São Paulo e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD).

A profissional conta que o procedimento é contraindicado para pessoas com doenças autoimunes ou alérgicas aos componentes da fórmula. “São necessárias 3 a 4 sessões, com intervalos mensais. Os resultados obtidos com a aplicação de ácido geralmente são observados três meses após a terceira sessão e podem durar de um a dois anos”, conclui.

Peeling

Esse é o tratamento que nunca sai de moda. Realizado com o uso de ácidos que provocam a retirada e a renovação de parte ou de toda a epiderme, proporciona renovação da pele, tratando acne, manchas, reduz a oleosidade e poros dilatados, o que melhora a textura e brilho da pele.

“Normalmente, se faz um preparo em casa, onde o dermatologista prescreve algumas substâncias como ácidos mais fracos e clareadores para ajudar na penetração e recuperação da pele”, afirma Kath Palma. A dermatologista me contou que são feitas aplicações das substâncias no consultório, e o pós procedimento leva em média de 3 a 5 dias, onde acontece descamação da pele.

“O peeling pode ser realizado mensalmente ou a cada 15 dias, de preferência em épocas frias. Além disso, é indicado para todos os tipos de pele, desde que não tenham alergia aos produtos utilizados ou estejam com a pele ferida”, diz.

Após o procedimento não deve haver exposição solar. E quanto ao número de sessões, bem, isso vai depender do que será tratado. Mas a dermatologista, Patrícia Maluly, afirma que a média varia entre três a seis sessões.

Toxina botulínica

Conhecidíssimo pelo nome de botox, tem como finalidade tratar as linhas de expressão, principalmente faciais e no tratamento da hiperhidrose (suor excessivo). “É realizada por meio da aplicação de pequenas injeções nos locais a serem tratados, cujo efeito se inicia em 2 a 4 dias e o resultado final pode ser verificado em até 15 dias”, conta Kath.

8 Principais Tratamentos Dermatológicos de 2016 : Cuidados | https://www.royalfashionist.com

A dermatologista ainda afirma que o procedimento pode durar seis meses – quando realizado para tratar rugas – e um ano, se for feito usando a técnica de hiperhidrose. “É um tratamento muito procurado pelos homens, a fim de melhorar a aparência de cansaço e semblante pesado que as rugas de expressão trazem. Além de tratar o excesso de suor que traz muito desconforto para a vida social”, fala. Sem esquecer que praticamente todos os homens podem realizar o procedimento, a não ser que tenham alergia ou hipersensibilidade ao produto.

 

Laser de diodo fracionado

Indicado para o rejuvenescimento da pele da face, colo, pescoço e mãos, proporcionando melhora de manchas, rugas, flacidez e textura da pele. Também trata cicatrizes cirúrgicas recentes e antigas, cicatrizes de acne e estrias recentes e antigas.

“A pele é naturalmente uma barreira de contato entre o organismo e ativos químicos. Técnicas como o laser fracionado provocam microlesões na superfície da pele no intuito de estimular a troca do tecido lesado por um novo. Essas microlesões permitem o contato da parte externa com o interior da derme. E uma vez aberto esse canal, substâncias ativas como estimuladores de colágeno, hidratantes, clareadores são introduzidos nestes micropontos, aumentando a desempenho deste procedimento”, esclarece Carla Albuquerque.

A dermatologista afirma que, após a aplicação, é importante investir na hidratação da pele e usar fotoprotetor diariamente. “Em média, são necessárias 3 a 5 sessões, com intervalos quinzenais a mensais. Geralmente, observa-se uma melhora global da pele. Considerando que o processo de envelhecimento é contínuo, aplicações anuais podem ser sugeridas para manter os resultados”, acrescenta.

Microagulhamento com drug delivery

Esse é para quem sofre com quedas de cabelo. E tanto faz se o seu problema é moderado ou grave. “O tratamento associa três técnicas que atuam em sinergia, juntamente com o equipamento de LED com painel tricolor (que tem ação inflamatória e de bioestimulação), seguido de microagulhamento com cosmopen e aplicação de solução estéril com ativos que estimulam o crescimento capilar e controlam a queda”, explica Carla.

8 Principais Tratamentos Dermatológicos de 2016 : Cuidados | https://www.royalfashionist.comA dermatologista afirma que, após a higienização do couro cabeludo, aplica-se o LED por 15 minutos. Em seguida, entram as microagulhas, procedimento que requer anestesia local prévia. “Na sequência, massageamos o couro cabeludo com solução estéril e ativos que estimulam o crescimento capilar e controlam a queda”, esclarece.

No procedimento, que deve ser feito entre 3 a 5 sessões, uma vez por mês (até atingir o resultado esperado), o paciente só pode lavar o couro cabeludo após 6 horas, com shampoo neutro, em movimentos suaves e evitar manipular o local no dia do procedimento.

Partiu, dermatologista!

Tenho certeza que você ficou interessado em alguma dessas técnicas, não é mesmo? Portanto, procure um dermatologista e converse sobre o procedimento e fique ainda mais jovem.

Daniel Navas is a Brazilian journalist ( from São Paulo) and a lover of great gastronomy, sports and culture. He has already worked with different media sites like Men's Health and GQ, showing readers the latest news on welfare. As a editor in chief for Dieta Já! magazine, he immersed in the world of nutrition and today he wants to show everyone different ways to have a healthier life.
Fechar

Royal Fashionist

Men's Fashion, Style and Fitness Blog

Fechar

Sign in

Fechar

Cart (0)

Cart is empty No products in the cart.



Moeda
Idioma