Cuidar da gente vai muito além de passar horas na academia e preparando aquele cardápio todo saudável. Também envolve a parte estética. Afinal de contas, ninguém quer ter o corpo sarado, mas com a pele feia, cheia de espinhas ou ressacada, certo?

Por isso, cada dia que passa, as empresas de produtos cosméticos têm investido tempo e dinheiro na busca de substâncias que tragam ainda mais benefícios para a nossa pele e cabelos.

E sabe qual é o mais novo queridinho? O óleo de argan. Obtido através do extrato de um fruto da planta chamada Argânia, encontrada no sul do Marrocos, o óleo já era utilizado para temperar alimentos, como se fosse um azeite. “Recentemente, pesquisadores descobriram outras propriedades do produto e ele passou a ser usado na pele e cabelos”, conta Denise Chambarelli, dermatologista.

Rico em nutrientes

rico em nutrientesO óleo de argan possui vitaminas (principalmente vitamina E), ácidos graxos essenciais, como o ômega 6, esteróis e outras substâncias e pode ser aplicado diretamente na pele, cabelos e unhas.

“Seu efeito antioxidante retarda o processo de envelhecimento e o surgimento de estrias, rugas e algumas lesões de pele. Seus ácidos graxos formam uma película protetora sobre a pele protegendo contra a desidratação e ressecamento”, afirma Diego Oscar Melo Cambraia, dermatologista, que dá uma dica bacana: adicione o óleo a algum hidratante e aumente o seu benefício.

Atualmente, muitos laboratórios usam o óleo de argan para criar produtos que combatem o envelhecimento e ressecamento da pele.

“Por ser natural e possuir elevado teor de gama tocoferóis (antioxidantes biológicos), 80% de ácidos graxos essenciais, sendo 45% ácidos oleico e 35% ácido linolênico (Ômega 6), essas propriedades são altamente antioxidantes, hidratantes, combatem o envelhecimento e protegem a pele”, explica Mônica Batista, biomédica esteta.

Então, meu querido leitor, devido a todos esses benefícios, está confirmado o valor nutricional e dermatológico do óleo de argan (incluindo acne, rugas e lesões de menor gravidade).

Seus cabelos mais sedosos

cabelos mais sedososE não é somente a pele que ganha benefícios, mas os nossos fios também. “O óleo tem ação antifrizz e aumenta o brilho, deixando os cabelos sedosos. Além disso, possui efeito contra pontas duplas e estimula o crescimento dos fios. Ele pode ser aplicado antes de mergulhos na praia ou piscina para proteger os cabelos”, aponta Denise.

Sem esquecer que, como o produto é rico em ácidos graxos, como o linolênico e o oleico, e em vitaminas A, D e E, se torna um poderoso hidratante e antioxidante natural.

“Assim, o óleo de argan retarda o envelhecimento dos fios, restaura a fibra capilar, fortalece, nutre e revitaliza o couro cabeludo e os cabelos, proporcionando brilho, sedosidade e maleabilidade”, afirma Ana Clemente, técnica capilar da Skafe Cosméticos.

Cuidado com os cabelos oleosos

cuidados com cabelos olesosGrande parte dos homens (eu sou um deles) tem cabelo oleoso, e aí, a grande questão é: será que quem tem os fios desse jeito pode usar o óleo de argan?

“Pode, mas com quantidade moderada e nas pontas dos cabelos. Deve-se evitar a aplicação no couro cabeludo. Caso surja caspa, o ideal é suspender imediatamente o uso do mesmo”, aconselha Diego Cambraia.

Antes e depois do uso

antes e depoisAlguns cuidados devem ser tomados na hora de passar o óleo de argan. Primeiramente, é preciso saber se você não é alérgico a algum tipo de substância que tenha na formulação do produto. Pois isso pode causar ardência.

Se está tudo certo, o indicado é, antes do uso, manter o local de aplicação sempre limpo, evitar usar o produto um sobre o outro, para não haver excesso.

“Também é preciso evitar o contato com os olhos e couro cabeludo. No primeiro caso, por conta da ardência que pode proporcionar. Já no segundo, existe a chance de aumento da oleosidade, descamação e dermatite seborreica”, esclarece Cristiane Braga Kanashiro, dermatologista da Clínica Due.

E no pós-tratamento, deve-se evitar a exposição excessiva dos fios ao sol e não utilizar chapinha ou secador se o produto não contiver proteção térmica na sua formulação.

“Quanto ao uso do óleo na pele, é importante avaliar a necessidade e a quantidade necessária para o tratamento escolhido”, diz Ana Clemente.

Resultado final

resultado finalPara a pele, os profissionais contam que o óleo de argan promove a renovação celular, trata a pele irritada com acne, eczema, marcas de estrias e queimaduras solares. Além disso, suaviza e alivia a aspereza de peles ressecadas, restaura a camada da derme, deixando-a mais firme, saudável e bonita.

Já nos cabelos, nutre, controla o volume e o frizz, promove brilho aos fios e protege-os dos efeitos nocivos do sol, mar e cloro.

Para comprar

Separei 5 ótimos produtos com óleo de argan para você comprar agora mesmo. Veja só!

Moroccanoil Pure Argan Oil

maracconoilIndicado para hidratar a pele, unhas e cabelos. De acordo com dados do fabricante, o produto é de rápida absorção e não é gorduroso.

DpHUE Argan Oil Therapy

dphue-argan-oil-therapy-origO produto recupera o brilho do cabelo e deixa-o mais úmido, além de reduzir o frizz e protege-lo dos raios UVs. O fabricante diz que é perfeito para usar em cabelos úmidos ou secos.

Redken All Soft Shampoo e Condicionador

redkenA marca afirma que o produto é 15 vezes mais condicionante, ao trabalhar em cima de cabelos frágeis e secos, deixando-os mais fortes.

OGX Moroccan Penetrating Oil

organ oilTratamento de umidade, deixa o cabelo mais brilhante e fortalecido.

InstaNatural Organic Argan Oil

organic-argan-oil-100--pure-for-hair--face--skin---nails---instanatural-2Feito totalmente com produtos orgânicos, é indicado para o tratamento da pele e dos cabelos, tendo resultado em menos de uma semana (de acordo com dados do fabricante). O produto refresca, hidrata e amacia a pele, assim como repara o cabelo, desde as raízes até as pontas.

Mais um item para coleção

Já separa um espaço na sua nécessaire para os produtos com óleo de argan. Eu tenho certeza de que você não irá se arrepender. Depois, vem aqui contar para mim se os seus cabelos e pele ficaram muito mais bonitos.

Eu também vou fazer o teste em mim. Mas com uma certa cautela, já que tenho o corpo muito oleoso.


Thank You. Download Now