Chega um determinado momento de nossas vidas em que a pele começa a demonstrar os sinais do tempo. Não tem como, meu amigo: as rugas e as marcas de expressão irão aparecer. Para alguns, é até charme (afinal de contas, passa a ideia de experiência).

Mas, para outros – muitos, hoje em dia – olhar no espelho e ver esses sinais não é nada agradável. “Em tempos modernos, cuidar da aparência já se tornou um habito diário e deixou de ser exclusivo do mundo feminino. A maioria dos homens tem buscado cada vez mais tratamentos para aumentar a autoestima e melhorar a apresentação pessoal”, foi o que me contou Gladys Mattei, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Homens vs Mulheres

rugas e marcas de expressão homens e mulheresE saiba que nós, do sexo masculino, sofremos ainda mais do que elas quando o assunto são essas marcas que aparecem nos nossos rostos. Isso porque a pele do homem apresenta algumas peculiaridades por influência constante da testosterona. E, por isso, ela é mais espessa, mais oleosa, com maior quantidade de pelos e envelhece de forma diferente.

“A quantidade de fibras de colágeno na pele dos homens é maior que nas mulheres em todas as faixas etárias. Com a mesma idade e tendo sofrido as mesmas influências ambientais de envelhecimento (exposição solar, tabagismo, ingestão alcoólica e hábitos alimentares), os homens apresentam rugas mais salientes que as mulheres. Neles, as rugas ocorrem mais tarde que na mulher, mas quando aparecem são mais marcadas”, afirma Gladys.

the_man_has_style_george_clooney_boatEla me falou também que nós somos mais afetados pela perda muscular e firmeza da pele, associado a bolsas ao redor dos olhos e olheiras, conferindo aparência de cansaço. É, meu amigo, por isso que precisamos nos cuidar sempre!

“A pele do homem é como se fosse uma folha de papel A4 que você amassa com a mão: ela terá rugas esparsas, porém, mais funda, por que a pele é grossa”, exemplifica André Braz, dermatologista e professor de cosmiatria do Serviço de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

A Idade Média

marcas e rugas idade mediaAs rugas e marcas de expressão podem surgir a partir dos 25 anos. Nesse momento, surgem as chamadas rugas dinâmicas, que são aquelas dependentes da contração muscular. “Geralmente, aparecem os pés de galinha e rugas entre sobrancelhas e na testa. Outra coisa: como temos barba, essa região é que menos envelhece em nós homens, pois, durante o ato de barbear, realizamos um peeling físico, o que ajuda a evitar esses problemas”, acrescenta Braz.

Prevenção

Para evitar que os sinais na pele apareçam, o melhor é usar todos os dias o filtro solar (próprio para o seu tipo pele), além dos óculos de sol em ambientes claros. “Quando estamos em um local com muita luz, geralmente, apertamos nossos olhos com intuito, mesmo que inconsciente, de proteger nossa retina. Esse movimento repetido faz com que os pés de galinha aumentem cada vez mais”, esclarece Tarcila Taborda, dermatologista e membro da SBD.

marcas e rugas prevençaoAlém disso, o uso de cremes anti-idade – principalmente aqueles que os que contém vitamina C ou retinol – auxilia na prevenção e tratamento dos primeiros sinais. “Tratamentos que estimulam o colágeno, como peelings, radiofrequência e lasers também amenizam as marcas iniciais”, conta Tarcila.

E tem mais: lave o rosto com água fria sempre, fazendo a higienização de forma correta. “Isso significa usar sabonete para o rosto de acordo com o seu tipo de pele, hidratar a face e utilizar um produto rejuvenescedor à noite (composto por várias substâncias)”, comenta Rosanna Nocito, dermatologista do Hospital e Maternidade São Luiz.

Ainda de acordo com a profissional, em alguns casos, é preciso investir no uso de vitaminas com antioxidantes de uso oral e tópico, mas sempre com a prescrição do dermatologista. E optar por técnicas com laser também pode ajudar a minimiza o surgimento das rugas.

“Assim como a aplicação de ácido hialurônico, mas não com o objetivo de preencher a ruga, e sim com o intuito de revitalizar a pele. A aplicação desse produto com vitamina também é bastante indicado. É um procedimento injetável que melhora e retarda o surgimento dessas rugas”, explica Cristiane Braga Lopes Kanashiro, dermatologista e membro Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME) e da Sociedade Brasileira para Estudos do Envelhecimento (SOBRAE).

Também é bom fazer uma limpeza de pele, a cada dois meses ou mensalmente, quando o rosto é muito oleoso. “Indico peeling de cristal para manter a pele com uma textura boa. Os lasers e luz pulsada entram quando queremos melhorar ainda mais a textura e para clarear a pele”, argumenta André Braz.

Tratamento

Agora, se as rugas e marcas de expressão já surgiram em seu rosto, o melhor é investir em alguma das técnicas que os profissionais me indicaram. A principal dela é a chamada toxina botulínica.

Man getting botulinum toxinPopularmente conhecida como botox, essa toxina atua amenizando a contração muscular. “Dessa maneira, diminuímos a força dos músculos que, ao contraírem, deixam a pele marcada. Nos homens essa técnica deve ser realizada de maneira natural, ou seja, amenizando mas não paralisando os músculos totalmente”, afirma Paula Sanchez, dermatologista e membro da SBD. A aplicação pode ser feita, inclusive, de forma preventiva e anual, em média a partir dos 30 anos.

Há poucas contraindicações para o botox. Segundo Tarcila Taborda, há casos onde o homem tem muita flacidez de pálpebra e o uso da toxina botulínica pode até piorar a aparência. “Uma avaliação criteriosa deve ser feita pelo médico para saber se esse é o melhor recurso para seu caso”, pondera.

Preenchimento Facial

Já para os atletas ou pessoas muito magras, que possuem percentual baixo de gordura, as marcas irão aparecer mais, principalmente quando os músculos faciais contraírem. “Nesses casos, indicamos preenchimento dessas áreas para ajudar o botox. Combinamos as duas técnicas”, comenta Braz.

Além disso, quando o homem tem o chamado bigode chinês, ou as maçãs do rosto são mais afundadas e, por conta disso, fica com o aspecto de cansado, doente, também é indicado o preenchimento com ácido hialurônico, para repor a perda de gordura, diminuir as sombras e   completar as áreas que perderam volume.

“Os padrões de beleza mudam conforme o tempo. No caso do homem, é preciso fazer o preenchimento de uma forma diferente, para não parecer feminino. Então, a sombra no rosto ainda vai continuar um pouco”, conta o dermatologista.

Para Finalizar

A ideia, então, é procurar um bom dermatologista (se você estiver no Brasil, indico um desses que entrevistei) e conversar a respeito para encontrar a melhor técnica e acabar, de uma vez por todas, com as rugas e marcas de expressão. Garanto que você não irá se arrepender.