Foi em 1911 que o tão conhecido Santos Dumont pediu para para o seu amigo Cartier fazer um modelo de relógio que grudasse no braço para ser mais prático enquanto pilotava. Desse dia até hoje, o acessório só tem ganhado cada vez mais destaque.

E o melhor é que existem várias opções, que podem combinar com ternos e até mesmo com roupas mais casuais. Ou seja, na hora de vestir uma camiseta e a bermuda (ou jeans), também existem os acessórios corretos.

E vamos combinar: você não quer chegar a um evento informal com um relógio que não combine nem um pouco com sua vestimenta, correto? Foi pensando nisso que eu resolvi correr atrás dos melhores consultores de estilo para que eles listassem os relógios certos para usar com roupas casuais.

photo by SambenzemaAVI-8 Watch and Corinthian Helmet Cuff

“Os relógios funcionam como adereço e são um elemento versátil para compor o visual, principalmente nos modelos casuais, onde se pode brincar um pouco mais”, foi o que me contou as consultoras de moda e estilo, Lili Fuzikava e Marisa Fumanti da RE Consultoria de Imagem, em São Paulo.

Lista Mágica

Conversei, também, com Caroline Souza, consultora de estilo e com Renato Costa, CEO da Voulez Inteligência Corporativa e Educacional e expert em estilo e história da moda. Nós três (eu, Caroline e Renato) listamos os 10 relógios que mais combinam com roupas casuais. Veja só:

Collection Stainless Steel Exhibition Dial Rubber Watch

Bulova Curv WB31881CPulseira de borracha.

Estilo: casual com pegada esportiva.

Sugestões de peças: peças em moletom, camisetas básicas, camisetas polo, tênis, bonés.

Porque combina: mostrador esportivo, pulseira de borracha e cronógrafo são recursos bem casuais e indicados para quem pratica esportes.

Cores certas para usar com o relógio: branco, cinza, preto e demais cores em tons claros.

Movado Bold Black Stainless Steel Bracelet

Movado Cerâmica Preta 3600047

Relógio de cerâmica

Estilo: casual sexy e moderno.

Sugestões de peças: calças skinny jeans escuro ou couro, camisas slim fit, coletes de alfaiataria, sapatos de bico fino com verniz.

Porque combina: a pulseira de cerâmica e o design sóbrio e moderno da caixa harmonizam perfeitamente com uma silhueta mais slim. Ideal para um homem sexy, magro, alto e com corpo definido.

Cores certas para usar com o relógio: preto, branco e cinza.

Hugo Boss Orange New York

Hugo Boss Borracha Cinza – 1513005Estilo: roupas que combinam padrões em tecidos variados e que sejam mais encorpados e modernos.

Porque combina: um relógio extremamente moderno e jovem, com pulseira e caixa emborrachada na cor preta, que confere ao look este conceito jovem de apresentação.

Sugestões de peças: calças jeans com lavagens diferenciais, tons de azul claro e escuro. Calças de moletom estilo carrot e saruel também combinam bem com este modelo. Combinações do moletom e do jeans ficam ótimas também, calça com tecido em moletom ou fleece e camisas jeans estruturadas. Fica muito interessante o uso de acessórios, tais como pulseiras e braceletes de couros.

Cores certas para usar com o relógio: tons de azul claro e também escuro, roupas em tons preto, marrom, cores que remetam a tons terrosos e mais intensos.

Larsson & Jennings Lugano Silver Navy Leather

Larsson & Jennings Lugano Silver Navy LeatherEstilo: diferencial de um relógio clássico, porém que é bem casual por ser despojado, a pulseira em couro azul passa uma imagem mais elegante, descontraída, remetendo a um homem de personalidade e muito seguro da roupa e estilo que está usando.

Porque combina: relógio moderno porém bem clássico para quem pede um look casual mais despojado, com uma pegada navy, com roupas leves, uso de listras, calças em linho, camisetas com listras horizontais, camisas em linho ou mesmo camisetas de algodão em tons mais claros.

Sugestão de peça: calças de linho com chinelos de couros, ou sapatos de enfiar sem amarrar, papetes ou mesmo tênis estilo sem cadarço, lisos, em tecidos. Camisas em linho, camisetas listradas, camisetas brancas em algodão com tons mais claros.

Cores certas para usar com o relógio: tons pastéis, listras em azul ou vermelho, tons pastéis, claros, cores que remetam ao off white e nude.

Tag Heuer Connected Modular 45

TAG HEUER CONNECTED MODULAR 45

Estilo: a modernidade de uma peça 100% tecnológica e que complementa o look casual com a funcionalidade de conectividade em apps. Um relógio usual, moderno, com diversas funcionalidades e quem tudo a ver com o homem casual atual.

Porque combina: um relógio extremamente moderno e tecnológico, com funções de interatividade e conectividade com apps. Esse modelo é ideal para quem está pensando em investir em um look mais casual moderno e que tenha um diferencial tanto em design quanto em tecnologia.

Este modelo combina com praticamente todos os looks casuais que remetem a modernidade, que pedem um perfil de público mais antenado e ligado nas inovações.

Sugestões de peças: conjuntos de blazer e calça com tecidos em algodão, com cortes mais modernos e alinhados ao corpo. Calças mais curtas, pode ser jeans ou em algodão tipo sarja. Camisetas leves com cortes e modelagens diferenciadas, pode ser estilo camisetão, com a calça mais ajustada ao corpo em jeans ou com uma lavagem mais moderna.

Coturno ou uma bota bicolor de preto e marrom em degradê. Para os mais ousados, uma calça com rasgos e aberturas no joelho com o camisetão fica bem diferente, porém deve ser usado por homens mais jovens.

Cores certas para usar com o relógio: tons mais sóbrios, escuros em calças e casacos, e camisetas ou camisetões mais claros, em tons mais leves.

Laurent Ferrier White Gold Case

Laurent Ferrier White Gold CaseEstilo: é uma peça que une casualidade com formalidade. Então, julgo dizer que você poderia usa-lo em ambas as ocasiões. Fica a seu critério. Digo isso, pois a peça tem uma pulseira em couro no estilo esportivo, mas a sua caixa tem um prateado parecido com os relógios mais formais.

Porque combina: é um modelo indicado para quem curte mesclar, em um mesmo look, peças esportivas com casuais. Então, é aquele homem que não tem medo de ousar. Muito pelo contrário. O cara se joga, sem medo, na duplicidade de roupas. E fica incrível em quem tem estilo.

Sugestões de peças: uma camiseta branca, lisa com uma calça de linho. Ou então uma camisa mais despojada com uma calça de moletom (esse é para quem tem estilo e gosta de ousar, mesmo).

Cores certas para usar com o relógio: acho que aqui vai muito do seu critério, mas acredito que tons medianos, ou seja, nem tão claros e nem tão escuros. Um mostarda, ou marrom claro seria ideal.

Lum-Tec V Series V3 Phantom

Lum-Tec V Series V3 PhantomEstilo: essa macaca nova já chegou com um relógio para quem tem poder. A peça usa um crista de safira colorido e vem com duas tiras: de couro e de borracha. Nesse caso, chuto dizer que temos mais um relógio para quem curte unir esporte com formalidade.

Porque combina: a caixa do relógio tem números grandes, o que demonstra um ar mais esportivo. Exatamente por isso combina muito com o treino nosso de cada dia. Por isso, pode ir sem medo para academia com a peça.

Sugestões de peças: pode ser aquela roupa para malhar, ou então, um jeans bem despojado com uma camiseta lisa ou com estampas. Um tênis bacana, que ai pode ser formal ou esportivo. Vai do seu critério.

Cores certas para usar com o relógio: tons sóbrios, claros ou escuros. Pode escolher camisetas ou camisetões, com um moletom, também em uma cor sóbria.

Citizen Mens Canvas

Citizen Mens CanvasEstilo: primeiro que é preciso dizer que esse relógio é alimentado pela energia solar. Uma iniciativa ecológica da marca, que também tem em outros modelos. Só por isso já é uma ótima opção para você. Além disso, a peça, mesmo simples, passa um ar bastante despojado.

Porque combina: é um relógio indicado mais para um evento informal. Nada de esportes com ele, por favor. Portanto, é ideal para aquela pool party, por exemplo.

Sugestões de peças: bermudas de linho – ou outro tecido mais fino – e calças jeans combinam bastante. Pode até optar por uma polo no lugar da camiseta que vai cair muito bem.

Cores certas para usar com o relógio: você pode até escolher uma peça da mesma cor da pulseira (verde musgo), que não tem o menor problema. Mas, se não for o caso, opte por algo ligado ao branco ou preto.

Samsung Gear S3 SmartSamsung-Gear-S3-SmartEstilo: bem, um smartwatch dispensa qualquer tipo de apresentação, certo? Esse tipo de peça por si só já passa a ideia de informalidade. Sem esquecer que tem funções fitness, ou seja, ideal para quem pratica qualquer tipo de esporte. Quer alguns exemplos? Mede frequência cardíaca, tem GPS, e assim vai.

Porque combina: porque, ao mesmo tempo em que possui essas milhares de funções para quem é esportista, também pode ser usado no dia a dia (quando você estiver fazendo algo mais casual, claro).

Sugestões de peças: bermudas, calças, camisetas, polos… aqui não tem muito o que restringir. Claro que não vai querer se enfiar em um evento formal com esse relógio. Ai não dá!

Cores certas para usar com o relógio: mais uma vez, todas as cores. Cara, nesse caso não tem porque restringir os tons. Muito pelo contrário. Escolha a cor que mais gosta e use o relógio sem medo algum.

Luminox Rubber Strap Black Chronograph

Luminox Rubber Strap Black ChronographEstilo: totalmente informal. Essa é a palavra. É o tipo de relógio para usar em um dia de passeio no parque, ou até mesmo quando for praticar algum tipo de esporte. Nada de ir para encontro com os amigos com essa peça.

Porque combina: como disse, esse relógio é interessante para momentos esportivos. Então, quando você resolver dar aquela corrida na rua, pode colocar a peça sem receio algum. Ai sim você estará com todo estilo.

Sugestões de peças: bermudas despojadas, com tecidos para treinar. Ou então, uma legging. Enfim, roupas para treinar.

Cores certas para usar com o relógio: todas as cores que você quiser. Roupas para malhar podem ser coloridas ou sóbrias, vai muito do seu estilo.

Swatch Black Casual

71n3Cs1GROL._UY879_Estilo: outra peça que une casualidade com formalidade. O couro da tira do relógio tem um ar mais sério, ao mesmo tempo em que a caixa da peça, com os botões mais expostos, traz o ar casual.

Porque combina: a marca escolhida já traz um ar mais jovial, não tenha dúvida. Portanto, esse já é um ponto. Além disso, o relógio tem um aspecto sério e divertido ao mesmo tempo. Vale muito investir.

Sugestões de peças: acho que aqui vale todas as opções. Seja uma calça jeans ou de sarja, uma camiseta ou uma polo. Enfim, vale investir em diversos estilos.

Cores certas para usar com o relógio: todas as cores. Não precisa ter medo para usar esse relógio. Pode ir fundo no que quiser.

Dicas de uso

Além de todas essas opções, também é importante ficar de olho nessas regrinhas que a Lili e a Marisa pontuaram:

  • Relógios com caixas maiores são mais casuais, com caixas menores, mais formais.
  • Pulseiras coloridas e de borracha são mais casuais, de metal e couro, mais formais (atenção no tamanho da caixa).
  • Homens magros, modelos menores; homens mais fortes, modelos oversized.
  • Mostradores muito coloridos, roupas mais monocromáticas; totalmente neutros, use e abuse na composição.

Opções é que não faltam

Cara, viu que a lista é grande, né? Portanto, agora é só escolher aqueles relógios que mais combinam com o seu estilo e ficar ainda mais bonitão.


Thank You. Download Now