A notícia é a seguinte: O Royal Fashionist está de mudança para Austin, no Texas! Eu estou recebendo tantas mensagens perguntando o motivo da mudança que decidi escrever um post e compartilhar com todos vocês.

Eu morei em São Francisco, na Califórnia, a minha vida toda nos EUA. Eu vim direto do Brasil para East Bay (em São Francisco) e em 2009 me mudei para Marin County, de onde nunca mais saí.

Para quem nunca ouviu falar de Marin County, Marin County é um lugar muito bonito ao norte de São Francisco, passando a Golden Gate Bridge. Lá as vistas são incríveis e tem muita vegetação, como por exemplo, o Mount Tam. O condado tem ótimas escolas, caminhadas e trilhas bem bacanas; é seguro e tranquilo para famílias ou idosos, não muito para os jovens. E esse é parte do meu problema.

O Tédio…

Como eu dizia, Marin County é um lugar bonito, mas tranquilo demais para mim. Sim, São Francisco fica a 50 minutos de lá sem trânsito. Cinquenta minutos pode não parecer muita coisa, mas com trânsito e procurando vaga para estacionar (o que costuma ser praticamente impossível) chega a uma hora e meia cada trecho. Então, como vocês podem imaginar, eu não vou para SF tão frequentemente assim. Além do mais, se eu quero beber eu preciso pegar um Uber, o que me custa por volta de R$500 ida e volta.

Se você é uma pessoa que gosta de natureza e não liga muito para a vida noturna, pode ser que você goste daqui, mas não é meu caso. Eu gosto da natureza, mas eu também curto a noite, conhecer gente e muitas outras coisas que você só encontra em cidades maiores. Então eu procurei um lugar que tivesse um pouco de tudo e encontrei Austin.

Eu vou contar depois um pouco do porquê de eu adorar Austin, mas vamos continuar com a Califórnia nesse momento.

O Custo de Vida

Então, também temos essa questão: do custo de vida. Eu tenho certeza que muitos de vocês já ouviram falar em no alto custo de se viver dentro de São Francisco. Se eu morasse na cidade de São Francisco, a questão que eu mencionei acima (sobre Marin ser tranquila demais para os jovens) não existiria, é verdade. SF oferece muita coisa legal. Mas é extremamente caro morar lá.

Meu amigo mora em um apartamento studio em Embarcadero, bem na frente do mar com vista para a Bay Bridge e paga mais ou menos R$15.000 por mês. Primeiro que eu não quero morar em um apartamento studio e segundo que se eu pudesse pagar tudo isso de aluguel, eu ainda assim escolheria outro lugar pra morar. Faz frio demais em São Francisco para o meu gosto e a cidade não oferece exatamente o estilo de vida que eu procuro.

Minha Necessidade de Mais Contato Humano

Quando você tem um custo de vida alto, você precisa trabalhar muito e focar muito na sua carreira para alcançar o sucesso financeiro. Com isso, o dinheiro se torna o senhor, e as pessoas acabam vindo em segundo lugar.

Só para vocês terem ideia, eu não sei o nome de nenhum dos meus vizinhos. Lembrem-se que eu moro aqui há 3 anos. Os relacionamentos parecem muito superficiais, a menos que você seja nativo e tenha seus amigos da escola por perto.

A gente tem a impressão que o tempo é tão curto que eu raramento visito a minha irmã, que vive em Sacramento, que fica a mais ou menos 1 hora e meia daqui. É uma vergonha, não é?

Eu trabalho o tempo todo pra poder manter o estilo de vida que eu escolhi. O preço de tudo é muito alto, tipo restaurantes, estacionamento, cabeleireiro, etc. Eu comprei a minha casa há 3 anos e o valor dobrou desde então. Sim, isso é ótimo para mim agora, mas não para as pessoas que estão começando suas vidas e comprando a primeira casa. De vez em quando, a gente precisa pensar nos outros também, né?

A cidade é bem focada em tecnologia, mas eu acho que nós precisamos investir em contato físico, nos relacionamentos e no espírito de comunidade. Eu espero trabalhar menos e investir mais em relacionamentos. Pelo menos é essa a minha meta.

O Clima

Eu sei que a maioria das pessoas acha que o clima em São Francisco é perfeito. Para muita gente é mesmo. Mas depende do que você gosta. Eu sou do Brasil onde sempre faz calor e eu sinto muita falta desse clima. O calor do Texas não é um problema para mim.

Eu fiz meus exames de rotina no mês passado e meu médico pediu o de vitamina D. Adivinhem? Super baixo. E eu sei que é porque eu não fico no sol. Bom, a temperatura não costuma ser alta o suficiente para ficar na piscina ou na praia por aqui. A não ser no verão.

Trabalhar em Casa Tem Suas Desvantagens

A outra questão é que eu trabalho em casa. Trabalhar em casa é uma delícia, com certeza. Mas você acaba ficando o dia todo sozinho. A menos que você se esforce para sair, trabalhe em uma cafeteria, fique perto de pessoas e more em um local com bastante atividade, você tende a se sentir bem solitário.

Eu confesso que não sou a pessoa mais sociável do mundo e que, talvez, eu pudesse ter me esforçado mais, mas eu tentei. Outro dia eu fui até o Peet’s Coffee e, nossa, tava muito deprimente…pior do que ficar em casa. Mas considere o fato que eu moro em uma cidadezinha chamada Novato, também conhecida por Slowvato (trocadilho em inglês de “slow” (lento) com o nome da cidade). Então é a hora mesmo de mudar.

Então, por que Austin?

Por onde devo começar? Tem tantos motivos! Foi amor à primeira vista.

Eu Me Encantei com As Pessoas

Os moradores de Austin são realmente simpáticos e verdadeiros (minha experiência até hoje). As pessoas por lá têm interesse em saber sobre você. Elas não agem por obrigação e parecem respeitar e curtir mesmo as outras pessoas.

As pessoas me cumprimentaram com um sorriso, perguntaram como eu estava e realmente esperaram, querendo saber o que eu tinha a dizer e começaram uma conversa mesmo. Foi estranho no começo. Eu estou acostumado com pessoas que me dizem “oi, tudo bem?” e continuam andando antes de eu pensar em responder. Porque na Califórnia é assim, nós vivemos com pressa.

A minha mulher é enfermeira e foi a uma entrevista de emprego quando estivemos lá procurando casa. Ela ficou impressionada também. Ela está acostumada com entrevistas cruéis nas quais você precisa se esforçar horrores para se vender e provar que você é o melhor candidato. Ela diz que sempre se sente como se o gerente estivesse fazendo uma obrigação em te contratar, sabe?

Mas em Austin, ela disse que eles foram muito simpáticos. É claro que eles perguntaram sobre a experiência de trabalho que ela tinha e o motivo do deslocamento para lá. Mas depois disso eles conversaram sobre o porquê de o hospital ser considerado bom, o que eles podiam oferecer a ela e o quanto eles ficariam felizes em tê-la na equipe. Ela fez um tour pelos hospitais onde fez entrevistas e conheceu a equipe. Até ofereceram bônus incríveis para ela.

Ela disse que se sentiu como se os gerentes estivessem competindo para contratá-la. Ela disse a eles que se sentiu valorizada e que em São Francisco os gerentes dos hospitais não são nem um pouco assim.

Também tem gente de todo lugar em Austin, especialmente da Califórnia, rs. Eu gosto de diversidade, então isso com certeza conta muito. E eu juro que todo mundo lá tem cachorro! A cidade adora cachorro.

É uma Cidade Grande, mas nem tanto

Eu sempre quis morar no centro de alguma cidade grande, onde as coisas acontecem, e estar perto de tudo a pé. Eu também não queria abdicar de conforto e espaço para conseguir isso.

Em Austin eu consegui encontrar um apartamento no Centro na 3rd St. com janelas de vidro de cima a baixo em um prédio de luxo pelo mesmo preço que eu pago para viver a 50 minutos da cidade na Califórnia.

Austin é a capital do Texas e é uma “cidade grande”, mas nem tanto. Quando você está no centro você está a literalmente 20 minutos, no máximo, de carro de qualquer lugar. Dirija 20 minutos em todas as direções e você terá conhecido toda a cidade. Eu adoro isso! Eu estou tão cansado de dirigir de 1 a 2 horas todo dia para chegar a qualquer lugar. Além do mais, estacionamento lá não é problema nenhum.

Tem Tanta Coisa Acontecendo o Tempo Todo

Austin é uma cidade muito animada. Tem gente na rua o dia todo e a noite toda, muita gente mesmo. Tem eventos e festivais marcados todo fim de semana – ACL, SXSW, F1, ROT Rally, X-Games, só pra mencionar alguns. Durante a semana tem os eventos de relacionamentos sociais, feiras de rua, etc.

A Gastronomia é Fantástica

Bom, tem também a gastronomia. É restaurante e food truck que não acaba mais. Das melhores churrascarias até os restaurantes mais sofisticados de comida orgânica, você encontra de tudo. E os restaurantes estão sempre lotados de gente linda, é muito estimulante! E tudo fica aberto até tarde, mesmo nos dias de semana.

Na Califórnia o único restaurante perto da minha casa fecha às 20:30. É triste, né? Rs.

Uma Das Melhores Vidas Noturnas dos EUA

Austin é uma cidade universitária, e as pessoas gostam de se divertir. Tem uma rua inteira só de bares e restaurantes, a 6th St. A maioria deles tem música ao vivo da melhor qualidade. Austin é a “Capital da Música ao Vivo do Mundo”. Pela cidade afora tem lugares para ir que não acabam mais, sem contar os festivais, que tão sempre rolando.

Eu acho que porque o clima é tão quente, as pessoas ficam na rua até tarde e você vê muita gente sentada em bares na parte externa, muito parecido com o Brasil. Também tem bares com rooftop. Eles têm casas transformadas em bares. Quase todas as casas pequenas na vizinhança da Rainy St. são convertidas em bares e restaurantes. Ir de bar em bar é muito legal por lá. As casas da Rainy St. se tornaram o melhor destino da vida noturna.

Se você quiser um lugar mais tranquilo, você pode dirigir 20 minutos e ir para Domain, que é um shopping grande de luxo com restaurantes e barezinhos também.

E, para terminar, mas não menos importante, se você quiser sentir o gostinho tradicional do Texas, vá a um Rodeio. Eu fui a um durante a minha primeira visita ao Texas e achei uma experiência muito divertida. Irei em breve de novo, com certeza.

A Natureza no Coração do Centro

O Lago Lady Bird corta a cidade toda. Você vê pessoas fazendo standup paddle no meio do centro. Literalmente. Isso foi épico. E adivinha só? O apartamento que eu aluguei fica no centro, a um quarteirão do Lago Lady Bird!

Tem o Barton Creek Greenbelt, com mais de 12 quilômetros de trilhas no centro da cidade. Tem vários outros parques e áreas de vegetação para curtir também. E está tudo ali, a 20 minutos de qualquer ponto da cidade.

O Custo de Vida

Austin não é uma cidade barata. Eu acredito até que seja a cidade mais cara no Texas, mas ainda assim, é bem mais barata que a Califórnia. Eu estou pagando uma fração do que eu pagaria na Califórnia para viver no tipo de lugar que eu consegui em Austin.

Qualidade de Vida

Como eu disse, em Austin eu pude bancar viver no centro na frente do lago. Eu não vou ficar horas no trânsito. Eu tenho acesso a tudo que uma cidade grande tem a oferecer a pé. Eu tenho mais tempo e tempo é vida.

Eu vou ter mais tempo para mim, para meus amigos e família; e isso pra mim é equivalente a melhor qualidade de vida.

Outros Detalhes….

Em Austin tem muita arma. Eu sei que essa é uma questão polêmica, mas eu preciso contar para vocês.

Não existem impostos lá!!!!

Tem várias igrejas bacanas (eu sou cristão, então eu pessoalmente ligo para isso).

Lá tem a grande Universidade do Texas.

A Indústria de tecnologia está crescendo muito por lá. A Google comprou um prédio inteiro que fica perto de onde eu vou morar. Em Austin tem muitas empresas de tecnologia, além de startups.

Ok, pessoal, eu poderia continuar falando e falando, mas eu já passei 2000 palavras e acho que está bom por enquanto. Eu volto a contar as minhas experiências para vocês em breve. Fiquem à vontade para me mandar mensagens e perguntas.

Eu estou muito feliz com o que me aguarda!


Thank You. Download Now