E tem gente que acha que para nós, homens, basta qualquer shampoo que está tudo certo. Ledo engano! A gente se preocupa (e muito) com o tipo e qualidade dos produtos que passamos em nossos cabelos. Afinal de contas, queremos preservar os fios por todo o sempre.

Por isso, é preciso utilizar os cosméticos certos para cada tipo de cabelo. Seja ele liso, crespo, ou cacheado. O mais recomendado (sempre) é optar pelos produtos que sejam direcionados ao seu tipo de fios. Assim, o tratamento será feito corretamente e as chances de quedas ou outros problemas são quase nulas.

E para te ajudar a não errar nunca mais na hora de comprar os produtos para os cabelos, eu fui atrás de alguns bons especialistas. Veja só que eles disseram e as sugestões dadas para cada tipo de fios.

Straight Hair

cabelo-liso

Tem gente que pensa que para esse tipo de fio qualquer produto está bom. Afinal de contas, é liso. Nada disso! Esse tipo de cabelo também merece todo um cuidado. A começar pelo Shampoo antioleosidade ou antidermatite seborreica.

“O couro cabeludo com fio liso tende a ser mais oleoso. Então, esse tipo de produto ajuda. Pode ser utilizado em uma pré-lavagem, e após passar o shampoo comum. Outra ótima opção é a versão a seco do produto. Ele remove a oleosidade, como um talco, permitindo adiar a lavagem”, explica Claudio Wulkan, dermatologista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Quer mais? Anote ai: shampoo com agentes condicionantes. O produto lava e desembaraça o fio sem deixar muito resíduo. Além disso, os fios ficam mais soltos. Já o spray texturizador encorpa o fio, o que aumenta o volume do cabelo e auxilia o penteado.

Lista de produtos

Com a ajuda de Luciano Maia, cabeleireiro do salão Constantino, em São Paulo, apresentamos os produtos para cada tipo de cabelo. Veja agora para os lisos.

Para Maia:

“Limpa profundamente o couro cabeludo. Indico aplicar sobre cabelos molhados, massagear e enxaguar”, ensina.

  1. Derma Activating Shampoo, by Keune

keune-derma-activating

“Previne a queda e, como contém pró-vitamina B5, regula a umidade dos cabelos. A ideia é também aplicar nos cabelos molhados, massageando-os e, depois, é só enxaguar”, diz o cabeleireiro.

  1. it’s A 10 Miracle Daily Conditioner

41xhfyknpflCondiciona e sela as cutículas do cabelo deixando com mais brilho e maciez. Depois de passar o shampoo, aplicar com as pontas dos dedos o produto apenas nos fios de cabelo, evitando o couro cabeludo.

  1. Paul Mitchell Mitch Clean Cut Medium Hold

zEstiliza e da forma ao penteado. Após secar bem os cabelos, aplique a pomada com as pontas dos dedos.

  1. Schwarzkopf Osis Refresh Dust Shampoo

osis-refresh-dust

Usar quando o cabelo estiver ficando oleoso. Como o produto tem o formato de aerossol, é sempre indicado aplica-lo respeitando a distância de 30cm, aproximadamente, e sobre todo cabelo.

Black/Afro Hairstyles

9c9b6d875cf55dd2e9ce7785fce810bdEsse tipo de fios tem produção deficiente de sebo. Por isso, a hidratação é o principal cuidado. “O cabelo crespo precisa de hidratação e tratamento. Sempre é necessário escolher um produto que contenha esses ativos, pois esse tipo de fio é mais ressecado e pode ficar quebradiço e opaco. Todos esses produtos vão garantir hidratação profunda”, indica Robson Venâncio, cabeleireiro e maquiador.

Você pode optar, também, pelo spray antifrizz, que contém silicone ou outros agentes que selam o fio e diminuem o arrepiado. “Creme para pentear facilita o deslizamento do pente. O fio molhado é mais frágil e sujeito à quebra”, conta Juliana Nuzzi, tricologista.

O protetor térmico é outro produto essencial para quem tem cabelo crespo. Isso porque ele sela o fio antes de ser aplicado o calor do secador, por exemplo, além de proteger contra a quebra.

Para Maia:

61crfumt2jl-_sy679_

Rico em óleo de argan, que hidrata de forma suave sem pesar os fios.

  1. It’s A 10 Miracle Hair Mask

61j39vj7pdl-_sx522_É uma máscara hidratante para brilho e maciez. “Indico passar no comprimento e pontas e deixar agir por 3 minutos. Depois enxaguar.”

  1. Leave-in Nexxus Emergencee

creme-leave-in-nexxus-emergenceeRecupera cabelos danificados e é sem enxágue. O ideal é aplicar pouco do produto para não deixar o cabelo com aspecto seboso.

Curly hair

arrives at the American Idol Season 8 Grand Finale held at Nokia Theatre L.A. Live on May 20, 2009 in Los Angeles, California.

Os produtos tanto para cabelos cacheados quanto para cabelos crespos são basicamente os mesmos. A diferença entre eles é a seguinte: quanto mais crespo for o cabelo, maior deve ser a sua hidratação.

Além disso, pessoas com cabelos mais crespos, têm que tomar cuidado com a fragilidade do cabelo, as com cabelos cacheados um pouco menos. Geralmente, isso ocorre porque quanto mais crespo, mais química tende a ser usada, aumentando, consequentemente, as chances de quebra do cabelo.

“Cabelos cacheados precisam de definição e resultados antifrizz. Esses produtos vão definir e hidratar os fios. Pode ser usado todos os dias. Sempre em poucas quantidades”, conta Venâncio.

Para Maia:

real-control

Tem como função: reparar e nutrir, controlar o volume e diminuir o frizz. Aplique sempre com o cabelo molhado, massageie e enxague bem.

  1. Hi-Def Curls Conditioner, by Tigi Bed Red

tigi_bed_head_styleshots_hi-def_curls_condicionador_definidor_de_cachos_200ml

De acordo com o profissional, o produto foi desenvolvido para hidratar e definir. “Após lavar, passe no comprimento e pontas e logo após enxague”, ensina Maia.

  1. The Detangler Conditioner, by Paul Michel

paul-mitchell-original-the-detangler-condicionador-2173148

É um desembaraçador com ingredientes como gengibre havaiano, extrato de cenoura e óleo de semente de uva. Deve ser utilizado após lavar com o shampoo.

  1. Serum Curvaceous Full Swirl, by Redken

redken-curvaceous-full-swirl-serum-150ml_1_1200

É um produto 2 em 1 com creme e óleo, que controla o friz e dá brilho. Deve passar e não enxaguar.

Corrida para farmácia

Anotei todas as dicas e já separei os produtos que vou comprar. O interessante é fazer uma espécie de rodízio entre os produtos. Ou seja, ao término de um, compre outro de marca diferente. Assim, o cabelo não acostuma e estará sempre reagindo (de forma positiva) às substâncias e nutrientes que existem nos shampoos e outros cosméticos.

Acho válido fazer o teste com os produtos que selecionamos e também conversar com o seu cabeleireiro. Ele poderá te dar ainda mais dicas. E, caso saiba de alguma novidade, conta para mim por aqui.


Thank You. Download Now