Seja uma festinha sofisticada entre os vizinhos, a festa de natal no escritório ou uma noitada com os amigos, é bem provável que a sua agenda já esteja começando a ficar ocupada nesta época de festas.

Planejar o que usar nessas festas de fim de ano é uma parte importantíssima da preparação pré-festas, assim como comprar presentes ou a mesa farta desta época.

A questão é que escolher o que vestir em uma festa pode ser bem mais complicado do que parece, principalmente se você não sabe exatamente qual será o traje do pessoal no evento.

Veja aqui como se vestir para qualquer festa, independente no nível de formalidade:

Para Além do Black Tie

Uma das maneiras mais fáceis e elegantes de se vestir é o traje black tie. Este é o mais formal entre os trajes e é um look que deixa qualquer homem vestido de maneira sofisticada e clássica.

O lado bom é que, embora comprar um smoking seja um investimento alto, acertar no traje black tie é surpreendentemente fácil. É essencial se certificar de que o seu smoking tenha as medidas certas, assim como combiná-lo com os acessórios certos.

Esse traje é composto de: um blazer clássico, calças pretas sob medida, camisa branca formal, sapatos de couro brilhante e uma gravata borboleta preta. Mostre o James Bond que existe em você e você terá acertado no look.

Um fato interessante: mesmo que você tenha um relógio formal, a maior parte dos homens de classe não os usam com smoking. É porque usar relógio indica atenção maior ao relógio do que à hospitalidade sendo oferecida. O smoking tradicional é preto, mas se você curtir algo um pouco diferente para maior destaque, que tal uma versão ameixa ou azul-marinho?

Não se esqueça de que, embora o custo inicial de um smoking pareça alto, vale a pena comprar aquele da maior qualidade que couber no seu bolso. Esse item clássico é algo que não sai de moda, então mesmo que você use o seu smoking uma ou duas vezes por ano, ele ainda pode durar pelo menos uma década, o que é bastante vantajoso no fim das contas.

Jantar Badalado

Se você recebeu um convite para um jantar, pode ser bem complicado decifrar o traje sugerido.

Os convites para jantar raramente incluem o traje, o que quer dizer que você precisa chegar a uma conclusão sozinho sobre o que vestir. (E não existem palavras mais vagas do que ‘esporte fino’ em um convite, pois este termo ambíguo tem diferentes significados para cada pessoa.)

Se você está em dúvida quanto ao traje para qualquer ocasião, uma boa dica é evitar o jeans. Sendo extremamente casual, é muito difícil chegar a um nível mais fino usando jeans em uma festa formal!

Não se Esqueça dos acessórios! www.marcosdeandrade.com

Ao invés disso, opte por sarja ou calça social com uma camisa aberta e um blazer de destaque em cor contrastante.

As jaquetas estampadas estão super na moda nesta estação, então se você busca um look de destaque que passe autoconfiança, uma jaqueta em tecido brocado pode ser uma boa ideia.Como alternativa, o look pode ficar mais interessante com textura, cor e estampa: o veludo foi considerado o tecido da estação. Este tecido grosso e suntuoso já traz em si a ideia de festa. Ele também tem um quê de luxo e elegância, independente de quanto você tenha gastado na peça.

Aqui estão uma das nossas jaquetas de veludo favoritas para ajudar vocês a se destacarem nessa época de festas:

Quando o papo é acessórios, simplifique: sapatos excepcionais e um relógio bacana. Pronto. Uma vez que em geral um homem possui doze pares de sapato, escolher o sapato certo para combinar com o look é essencial.

Evite os tênis e opte por um sapato escuro de couro ou camurça de boa qualidade. Nós adoramos a bota Chelsea para o traje esporte fino, como estes, mas um sapato formal ou brogue vão muitíssimo bem, caso sejam os únicos que você tenha no momento.

Festa Casual ou Drink Com os Amigos

Quando o assunto é escolher o que usar em uma festa casual, ou drinks com os amigos no seu bar preferido, quase tudo é permitido. Essas ocasiões quase nunca possuem traje específico, o que nos dá muita liberdade para expressar o nosso estilo e personalidade própria.

Se você é mais do tipo elegante e tem uma queda por peças sob medida, então as dicas para o traje esporte fino vão muito bem nestas ocasiões. Mas se você é mais do tipo natural, desencanado, e se você curte um toque mais urbano nos seus looks, então o limite é a sua imaginação.

Não tem nada de errado em se vestir de maneira casual neste tipo de situação: uma camiseta ajustada com gola V ou uma malha fina ficam bem bacanas e trazem elegância sutil quando usados da maneira certa. Adicione uma calça preta slim ou, no caso de uma festa mais sossegada, você também pode pensar em jeans skinny.

COMPRE SEU CASACO CAMEL AQUI

Se você entra em pânico na hora de escolher as roupas considerando que talvez você esteja informal demais para a ocasião, é só colocar um blazer ou casaco mais formal e pronto! Um casaco camel longo é perfeito nesse caso. Uma alternativa também é um blazer clássico ou uma jaqueta bomber estampada para dar mais efeito.

O segredo para acertar nesse caso é escolher uma peça de destaque: se você estiver usando camisa vermelha, por exemplo, você não pode usar um blazer estampado.

Seja com cor ou estampa, para valorizar o seu look escolha somente uma peça de destaque e deixe o restante do look tão básico quanto possível para acertar no look elegante chique casual, em alto nesse inverno.

É claro que, se você estiver indo a um bar ou balada (e não a uma festa privada ou reunião na casa de um amigo) é importante aderir às regras do estabelecimento para evitar constrangimentos na porta, ainda que não deixando o seu estilo próprio de lado.

Muitos bares e baladas, por exemplo, possuem política que não aceita tênis na casa, então pense bem sobre o que usar nos pés antes de sair de casa. Os tênis devem ser evitados quase sempre, mesmo, exceto em festinhas particulares informais!

E Não Esqueça o Suéter Horrível!

Finalmente, se você estiver dando uma festa e não quiser se preocupar com o que usar (ou com o traje a ser imposto aos seus amigos e familiares) então que tal dar uma festa em que todos deverão usar aqueles suéteres de natal horríveis? Quase toda loja nos Estados Unidos vende esses suéteres aos montes e por preço bem barato nesta época do ano, e quase todos eles são muito feios mesmo.

Simplifique a vida dos seus amigos e familiares em relação a traje e foque na diversão! Quando a gente coloca uma pitada (ou boas doses) de ironia e senso de humor, os suéteres horríveis podem dar um toque divertido e informal deixando-os bem bacanas na verdade.

Com certeza será muito bem-vindo competir com os seus amigos sobre quem está com o pior look, ao invés do melhor!

Veja aqui alguns de nossos suéteres de natal favoritos que você pode comprar já. Com certeza você encontrará aquele que melhor combina com os seus hobbies e interesses:

Conclusão

Metade da diversão de ir a qualquer festa de natal é decidir o traje certo para cada ocasião. Desde a festa de natal no escritório até a reunião anual com os amigos, é importante caprichar na aparência.

O segredo para ficar bacana sem exagerar é escolher uma peça de destaque e manter o restante das peças bem básicas.

Sua peça de destaque pode ser um smoking de cor inusitada, um blazer de veludo ou uma camisa de estampa bem bacana. Não importa. O que é importa é considerar se você escolheu uma peça que curte mesmo e se o seu estilo está realmente perfeito.

Desta forma, você com certeza vai chamar a atenção pela sua aparência e, tempos depois, olhar para as fotos de festas que, além de boas memórias, expressarão seu belo estilo!


Thank You. Download Now