Quem nunca foi àquela festa incrível e chegou em casa com o tênis tão sujo, mas tão sujo que o pensamento foi o de jogá-lo no lixo? Calma, meu amigo, não precisa desse exagero todo. Da para limpar o calçado sem medo de destruí-lo. Basta seguir as dicas que eu separei aqui para você.

Tudo começa pelo cadarço: Retire-os do tênis, pois assim fica mais fácil de realizar a limpeza. E jamais coloque-os diretamente na máquina de lavar. Se quiser usar o aparelho, o melhor é colocar os cadarços dentro de uma fronha de travesseiro ou dentro daqueles sacos especiais para lavar roupas delicadas, por exemplo. É uma forma de evitar que eles fiquem destruídos.

Depois, retire as palmilhas. Elas também devem ser lavadas separadamente. Nesse caso, pode ir tranquilamente a máquina de lavar. Ou, então, se você é do tipo supercuidadoso, pegue uma escova de dentes e leva com água de sabão neutro.

Caso perceba algum odor estranho (mesmo depois da lavagem), a dica é colocar as palmilhas dentro de uma caixa por algumas horas com bicarbonato de sódio.

Partiu, Limpeza

shoes2Antes de usar água, o ideal é pegar o tênis ainda seco e retirar as sujeiras superficiais com a ajuda de uma escova, dessas de lavar roupas. Na sola, utilize uma espátula ou pinça para remover aquelas sujeiras que ficam encrostadas em locais de difícil limpeza.

   

Feito isso, encha uma bacia grande com água (pode ser morna ou temperatura ambiente) e um pouco de detergente. Misture bem para diluir. Mergulhe o tênis na bacia e deixe-o submerso por cerca de 1 hora. Dessa maneira, o detergente irá amolecer as sujeiras, facilitando todo o processo de higienização.

Passado esse tempo, o ideal é ter em mãos uma escovinha ou esponja própria para limpar tênis. Esfregue o sapato com calma, sem força. Não é preciso limpar a parte de dentro, afinal de contas, a água e o sabão já atuam no processo de remoção das sujeiras.

É Hora de Enxaguar

Get-Paint-Off-Canvas-Shoes-Step-25Esse momento é o que eu fico com mais dúvidas. Por isso, nas minhas pesquisas encontrei que o melhor é enxaguar os tênis na mesma bacia (com água limpa, claro) ou então usar pano umedecido. Eu acho melhor água mesmo, porque tênis de tecido absorve um pouco do sabão. Então, para não deixa-lo endurecido, o melhor é remover todo o produto.

Algumas pessoas indicam secar direto em contato com o sol. Mas eu não acho interessante, pois pode “queimar” o tecido e até desbotar as cores. Por isso, o melhor é tirar a maior quantidade de água com o uso de um pano seco e depois deixar o tênis em um local com sombra e bastante ventilado.

Esqueça a opção da secadora. Isso porque o calor do equipamento pode deformar o sapato. Tem gente que que coloca jornal dentro do tênis para absorver mais rapidamente a água. Pode ser uma boa maneira, também.

Na Máquina de Lavar

giphy(11)Se você está com pressa, ou tem preguiça de lavar à mão, como eu acabei de ensinar, o eletrodoméstico pode ser uma solução, desde que você tome os devidos cuidados. Antes de colocá-lo na máquina, forre o local com toalha. Isso evitará que o calçado fique batendo na parede do equipamento.

Outra opção e usar os sacos especiais para roupas sensíveis. Não use a opção de água quente, pois isso pode deformar o tênis. O processo de secagem é o mesmo daquele quando o sapato é lavado à mão.

Camurça e Couro

camurçaEsse tipo de tecido é um pouco mais complicado. Digo isso, pois a água direta no calçado pode manchá-lo. No mercado, existem as chamadas borrachas de camurça. Um produto específico para a limpeza de sapatos com esse tecido.

É só passar em todo calçado que, automaticamente, ele eliminará as sujeiras. Outra solução é usar essas borrachas escolares. Dizem que tem o mesmo efeito.

Na mesma linha vem o tênis/sapato de couro. Ele também não pode ser colocado em contato direto com água. Nesse caso, utilize uma escovinha umedecida com água e um pouco (pouco mesmo) de detergente específico para lavar calçados de couro (isso mesmo). Feito isso, rapidamente passe um pano para secar.

06-genious-way-shoes-man-polishAlguns sapatos de couro criam uma espécie de vinco por conta do uso. Parece um rachado no tecido. Isso também tem solução. Você pode comprar o shoe-tree, que é a fôrma usada para manter os sapatos com os seus formatos originais. É uma forma de manter esses vincos em menor evidência.

Mas, se já chegou ao ponto de descascar o couro, o melhor é usar uma graxa, ou no caso de sapatos de cor branca, fazer o uso de um corretivo. Não é das melhores soluções, mas melhora um pouco e evita que você jogue fora aquele tênis que tanto ama.

Tênis Branco

Aqui, o esquema de limpeza é quase o mesmo (só vai diferenciar o tipo de tecido, como já falei antes). O trabalho maior é da força, afinal de contas, o calçado branco é aquele em que as manchas ficam mais em evidência. Portanto, anote o que você irá precisar, além de um pouco de muque: água quente e detergente.

DSC_3467Deixe as cerdas de uma escova de dentes por um tempinho submersas na solução, até amolecerem. Para facilitar ainda mais a limpeza, você pode seguir os passos que eu já citei para os tênis com tecido de algodão ou pano. A única diferente e que, nesse caso, pode-se usar água quente (mas não é pelando).

Mas, se você foi para a tal balada que citei com o calçado branco, a limpeza deve passar para algo mais agressivo: o uso de vinagre branco.

Coloque um pouco do produto na escova e esfregue sobre a mancha. O enxague segue o mesmo esquema: em uma bacia grande. Secagem na sombra e em local ventilado.

Conclusão

Bom, agora é criar coragem e ir para a lavanderia com bacia, escova, esponja, toalha e o tênis. Afinal de contas, o próximo fim de semana pede um sapato limpo para encarar aquela festa animada (mesmo sabendo que o calçado irá voltar encardido).


Thank You. Download Now