Seja no inverno ou no verão, o sol nunca deixará de aparecer, mesmo entre nuvens (eu agradeço por isso sempre). O grande problema é que, junto com ele, temos os famosos raios ultravioletas.

Conhecidos como UVA e UVB, esses feixes luminosos são capazes de criar alterações na pele e no organismo, causando diversas doenças. “UVA leva ao envelhecimento da derme e pode causar câncer de pele. Já o UVB causa vermelhidão, queimadura solar e predispõem ao câncer de pele”, explica Luciana de Abreu, dermatologista da clínica Dr André Braz.

A radiação ultravioleta A é mais intensa antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde. Já o raio ultravioleta B é predominantemente encontrado entre 10 e 16h.

É Preciso Proteção

E para tentar fugir dessa incidência tão perigosa, nada melhor do que investir em um bom protetor ou bronzeador solar. Mas qual a diferença entre eles? “O bronzeador tem fator de proteção 2, 4, 6 ou 8. Enquanto o protetor solar tem a proteção de número 15 a 20”, conta Claudio Wulkan, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD), Sociedade Americana de Dermatologia e do Hospital Albert Einstein. Para os produtos acima de 25, chamamos de bloqueador.

Por outro lado, existem pessoas que dizem que protetor solar são todos aqueles produtos que misturam filtros químicos e físicos. E o bloqueador é aquele que só tem na sua composição filtros físicos.

“Os protetores químicos têm substancias que reagem com a radiação ultravioleta e a transforma em calor. Já os protetores físicos, formam uma barreira na pele que bate e reflete tudo. Deixa uma coloração mais esbranquiçada e pegajosa, por isso são bloqueadores ou protetores físicos”, esclarece Wulkan.

A Importância do Protetor

Seja protetor, bronzeador ou bloqueador solar, o fato é que é fundamental o uso diário desses produtos (sempre recomendado por um dermatologista para cada tipo de pele). Com o uso correto e contínuo, estamos investindo na saúde e beleza da pele.

E o principal motivo para usar sempre o filtro solar é que ele ajuda na prevenção do surgimento de câncer de pele. Além disso, a radiação UV também pode causar danos aos olhos e ao sistema imunológico.

“De modo geral, recomenda-se a reaplicação do filtro solar a cada 2 a 3 horas ou após longos períodos de imersão na água. E lembrar de replicá-lo de 15 a 30 minutos antes de tomar sol, preferencialmente”, ensina Luciana.

Aprenda a Passar o Protetor

Aprenda a passar o protetorPara saber qual a quantidade ideal de protetor solar para passar em cada região do corpo, saiba que existem dois métodos alternativos:

  • Aplicação em duas camadas: aplique o seu filtro solar da maneira habitual, mas, no mesmo momento, realize uma reaplicação imediata.
  • Regra da colher de chá para adultos: indicada pelo Consenso Brasileiro de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia, funciona assim: no rosto, cabeça e pescoço: 1 colher de chá. No tronco anterior: 2 colheres de chá. Para o dorso: 2 colheres de chá. E no antebraço e braço: 1colher de chá.

FPS Diferentes

Quando vamos comprar algum filtro solar, a primeira coisa que analisamos é o tal do FPS. Esse fator mede a relação entre o tempo que a pessoa pode se expor à luz solar usando o protetor antes de se queimar (ficar com a pele exposta avermelhada) e está relacionado à radiação UVB.

“A proteção contra UVB vem escrito no rótulo do produto pelo número do FPS. Já a proteção contra UVA, deve ser expressa em PPD (seguida de um número correspondente a pelo menos 1/3 do valor do FPS) ou em uma sequência de até 3 cruzes (+++)”, esclarece Luciana.

De acordo com Wulkan, não é fundamental usar filtro solar no corpo todo. “Se você trabalha em ambientes fechados, não precisa passar todos os dias. Um pouquinho de sol (5 a 10 minutos) nos braços e no pescoço é saudável para produzir vitamina D”, afirma.

Do 15 ao 100

Do 15 ao 100 FPSEu sei que na hora de comprar um filtro solar, rola uma certa dúvida sobre qual FPS comprar. Mas saiba que quanto maior o fator, mais tempo a pele estará protegida.

“Apesar de sabermos que filtros solares acima do FPS 30 conseguem filtrar cerca de 97% dos raios UVB e um FPS 50, em torno de 98%, a única vantagem dos filtros acima do FPS 30 é a quantidade de tempo a mais de proteção para que a pele comece a ficar rosada”, comenta Luciana.

Então, principalmente para pessoas de pele muito clara, vale a pena investir nos FPS mais altos, mesmo que as diferenças de proteção não sejam muito grandes.

Os Melhores Filtros Solares

Saiba que pesquisei muito a respeito e cheguei a 10 protetores que devem fazer parte do seu nécessaire. Se liga:

Super Fluid UV Defense

Com vitamina E em sua composição, esse antioxidante ajuda a prevenir os danos dos radicais livres, o que evita o envelhecimento precoce da pele. É ótimo para a nossa pele, pois o produto não tem aquela textura engordurada. Isso porque é oil-free, não tem fragrância e nem parabenos. Segundo o fabricante, o protetor é resistente à água por até 80 minutos.

Urban Environment Oil-Free UV ProtectorIndicado para usar no rosto, o produto protege contra os raios UV, oxidação da pele e superprodução de sebo. Por isso, é recomendado para pele oleosa. Sem esquecer que o protetor tem nutrientes em sua composição que ajudam a reduzir a aparência de poros visíveis. De acordo com os dados que colhi, o produto é resistente à água por até 40 minutos.

Anthelios Clear Skin

O bom desse produto que, além de ser oil-free, também absorve a oleosidade da pele que causa o entupimento dos poros. Sua textura tem o toque seco (dados do fabricante) e é indicado para o rosto. Além disso, é resistente à água por até 80 minutos.

Ultra Sheer Dry-Touch

De rápida absorção, o produto tem um toque seco e fórmula nada oleosa. Além disso, de acordo com a marca, o protetor é resistente à água (até 80 minutos) e não obstrui os poros. E não poderia deixar de citar que o filtro possui a tecnologia Helioplex®, que prolonga e melhora a proteção contra os raios UVA e UVB.

Coppertone Sport

Esse é indicado para quem pretende praticar algum esporte na praia ou no campo. Isso porque o produto, além de proteger contra os raios UVA e UVB, também não sai com o suor. Vendido em formato de spray, o protetor também ajuda a hidratar a pele (que sofre com o sol). Sua resistência à água dura até 80 minutos.

Sun Gel-Creme Oil Control Dry Touch

O produto, de acordo com a marca, pode ser usado todos os dias, já que foi formulado para as reais necessidades da pele oleosa e propensa a acne. Além disso, o protetor possui formulação antioxidante e anti-inflamatória. Também não contém parabenos e perfume.

Facial Fuel UV Guard

Criado para a nossa pele, o protetor, além de proteger contra raios UVA e UVB, contém cafeína e vitaminas C e E, o que energiza e revigora a pele cansada. Segundo o fabricante, a fórmula do produto não é nada pegajosa, além de não ter óleos e perfume.

Sheer Physical UV Defense

Indicado para todos os tipos de pele (inclusive as sensíveis), o filtro solar combina minerais e extrato de plâncton que ajuda a reforçar as defesas naturais da pele referente ao estresse produzido pelos raios UV e pelo calor. O legal, também, é que o protetor deixa um efeito mate no rosto e não tem parabenos.

Idéal Soleil

Fluído matificante, o produto, de acordo com informações da marca, possui tecnologia que prolonga a proteção contra os raios UVA. Além disso, é livre de parabenos e tem fórmula hipoalergênica, ou seja, é indicado para peles sensíveis.

Outro ponto que achei bastante interessante do filtro solar é que ele é enriquecido com água termal, o que acalma, fortifica e regenera a pele, enquanto a protege do sol.

Anthelios 45 Ultra Light Sunscreen Fluid

O produto tem tecnologia que oferece antioxidantes capazes de acabar com os radicais livres, evitando o processo de envelhecimento precoce da pele. Além disso, a sua textura possui absorção rápida e é resistente à água por até 40 minutos.

É hora de Escolher o Seu

Bom, agora é com você, meu amigo. As ótimas opções estão todas ai. O lance é escolher aquela que mais te agrada e não deixar de usar o filtro solar. A sua pele (e saúde) agradecem.


Thank You. Download Now