Imagine a situação: você tem uma viagem que durará horas. O avião mau alçou voo e o bebê no colo da mãe ao seu lado começa a chorar. Como qualquer cidadão civilizado, você compreende o incomodo sentido pela criança.

Acontece que passam-se minutos e mais minutos e nada daquele choro parar. O pior é que a mãe não toma nenhuma atitude. Falta de consideração com todos os passageiros, correto?

maxresdefault(12)Finalmente o avião chega a seu destino. É o piloto anunciar “podem desatar os cintos”, que as pessoas parecem desesperadas. Levantam e querem pegar suas malas primeiro. Enfim, outra situação em que a educação passou bem longe.

Pensando nisso, tive a ideia de criar uma lista de boas maneiras dentro do avião. Sim, meu querido leitor, isso é mais do que necessário. Afinal de contas, ocasiões como as que citei são mais comuns do que se possa imaginar.

Roupas

RoyalFashionist-0922Antigamente, as pessoas viajavam bem vestidas. Hoje, a coisa mudou um pouco. Tudo bem. Acho que quando a viagem dura horas, você deve estar sim com uma roupa mais confortável. Mas sem exagerar, tudo bem? Não vá como se estivesse de pijamas e jamais, JAMAIS, tire os sapatos.

Feet PlaneQuer uma dica? Coloque aquela camiseta (nova), mais larguinha. Escolha uma calça jeans (ou até mesmo uma jogger mais fashion) e um tênis confortável. Ótimo! Não esqueça de colocar na mochila uma roupa extra e um estojo com produtos de higiene, como escova de dentes, pasta e desodorante. Viagens de muito tempo exigem esses cuidados.

Antes do Embarque

“Fazer o check in e salvar no celular é o primeiro passo para evitar constrangimentos e atrasar a viagem de todos. Além disso, uma dica: imprima o voucher, pois, caso tenhas problemas com a conexão ou falta de bateria, não terás dificuldades. Ou, claro, deixe seu equipamento sempre carregado para evitar esses inconvenientes” ensina Carlos Bernardo, professor do curso de Hotelaria da Universidade Anhembi Morumbi..

SONY DSC

E tem mais: certifique-se de que os documentos estejam fáceis e que sejam aqueles aceitos para cada tipo de viagem (RG para voos nacionais e passaporte para voos internacionais).

“Não deixe de checar se o visto para os países está válido. Alguns locais exigem vacinação (certifique-se de estar em dia com esse processo). Veja quanto dias ficarás na cidade, o clima da região e separe as roupas adequadas. Leve separadamente itens de higiene pessoal para assegurar que sejam atendidas as necessidades mais básicas”, afirma Bernardo.

Também não posso deixar de falar sobre aquele ponto básico: chegar ao aeroporto antes do horário estipulado no bilhete. Nunca sabemos o que pode acontecer no meio do caminho, como aquele trânsito inesperado, por exemplo.

Para Dentro do Avião

10tdUsVSBp9i4oSabemos que a aeronave não é das mais espaçosas, por isso, que tal evitar circular com acessórios espalhafatosos? É sobre a bagagem de mão que estou falando. Use sempre aquela no tamanho recomendado pela companhia aérea e a acomode no bagageiro de forma que outros passageiros também possam usar. Lembre-se: você não está sozinho.

Outra coisa: escolha o assento de acordo com a frequência em que vai ao banheiro ou quer se movimentar. Se você é do tipo que gosta de levantar sempre, opte pelas cadeiras do corredor. Esqueça a janelinha e a paisagem. Vamos combinar: é um saco ficar levantando toda a hora para alguém passar naquele espaço minúsculo entre os assentos.

Cada um No Seu Quadrado

Por falar nas poltronas, eu sei, elas são pequenas. Mas isso não lhe dá o direito de invadir o espaço do colega ao lado. Não vá me matar de vergonha, tendo esse tipo de atitude. E também não ache que todo mundo quer conversar, falar da vida, dos filhos, do trabalho, etc.

wp-content-uploads-2015-09-First-Class-Private-Suite-Primeiramente, verifique se a pessoa está receptiva para um diálogo. E, caso você seja o cidadão que não queira um contato, seja educado, e leia um livro, durma, ouça uma música. Mostre, de forma cordial, que não quer papo.

Se optou por ouvir sua playlist preferida, deixe o volume baixo e não saia cantando, como se estivesse em casa. Parece loucura, mas eu já presenciei esse tipo de comportamento. É surreal! Palavra da vez: policie-se!

Mais que educação, cavalheirismo

No bate-papo que tive com Monayna Pinheiro, docente do curso de etiqueta social, do Senac, em São Paulo, ela me revelou que nós, homens, precisamos pensar que muito mais que sermos educados, temos que usar do cavalheirismo.

“É necessário preocuparem-se, sempre, em dar preferência à mulheres, crianças e pessoas da terceira idade. Dentro da aeronave, ajudem as demais pessoas no posicionamento da mala no bagageiro, tendo sempre uma postura prestativa e solicita”, explica.

Filhos Pequenos

Lembra da história da mãe com o bebê que não parava de chorar? Então, a solução encontrada para esse tipo de situação é escolher voos noturnos. Isso porque as chances das crianças dormirem nos primeiros minutos são enormes.

Também é indispensável ter consigo elementos que distraiam os pequenos. Livros de colorir, videogame e alerta-los de que o avião não é lugar para ficar em pé, correndo pra lá e pra cá! Além disso, caso seus filhos ou você produza lixos dentro do avião, não jogue-os no chão. Separe-os e leve consigo até encontrar a lixeira mais próxima, ou então, entregue a um comissário de bordo.

No Desembarque

plane-door-opens-drnk1115É aí que o bicho pega. Como citei no começo do texto, tem gente que quer sair na frente de todos. Pegar a bagagem de mão e ser o primeiro da fila. Muita calma! Somos todos civilizados, correto? Afinal de contas, teremos que esperar as malas na esteira e de nada adianta correr.

E nesse momento de aguardar a bagagem chegar, mantenha a paciência. Não queira aglomerar na frente da esteira. Quando a sua mala aparecer, peça com licença e retire-a do local. Ninguém o impedirá de fazer isso, pode ficar tranquilo.

Agora, caso a bagagem não aparecer e constate-se que ela foi extraviada, não precisa fazer escândalo. Eu sei que é difícil se controlar nesse momento, mas o melhor é procurar a companhia aérea para relatar o ocorrido e aguardar os trâmites legais. É um saco, eu sei, mas tem que ter paciência.

Ultimo Comentário

Portanto, a palavra que jamais deve sair de perto de todos nós é a “educação”. Afinal de contas, o avião é um local de convívio entre várias pessoas de pensamentos e culturas diferentes. Seja sempre respeitador. É a melhor solução para se ter uma viagem agradável.


Thank You. Download Now