Se você está afim de reinventar o seu estilo nesta estação, então talvez seja a hora de olhar em direção à Europa (mais precisamente à Itália) e revisitar seu interessantíssimo mundo da moda.

Há um quê de estiloso e distinto na maneira como os homens italianos se vestem. Em parte, isso se deve ao fato de os homens italianos estarem sempre expostos à alta moda: Muitíssimos dos estilistas mais chiques e inovadores do mundo aprimoram suas habilidades na Itália, onde criam, produzem e expõem suas peças de alto padrão.

O estilo informal da moda italiana foi reinventada nos últimos anos e passou a ser convencional em todo o mundo, graças a estilistas como Giorgio Armani e Dolce and Gabbana.

Os homens italianos sentem orgulho mesmo de seus looks e da atenção aos detalhes a cada peça. O fato é que ser estiloso “sem querer” é uma arte que os italianos têm. Na verdade eles dispendem de bastante cuidado para obter esse tipo de look. Veja as nossas melhores sugestões para se vestir como um italiano:

Caimento é Tudo

Um dos aspectos mais importantes da maneira como os italianos se vestem é garantir que cada peça que você usa caia perfeitamente e tenha as medidas exatas para você. A maior parte dos homens italianos tem o número da costureira salvo no celular para qualquer momento e sentem muito orgulho de garantir sempre que suas roupas tenham as medidas precisas para seu corpo.

A maioria dos homens americanos usam roupas muito largas: jeans bem folgados, calça cargo com a cintura enorme e camisetas gigantes por dentro. Agora a grande diferença: os homens italianos usam suas camisas bem ajustadas (mas não justíssimas ao ponto de os botões parecerem que vão estourar se você respirar) e sabem escolher um terno slim como ninguém.

O segredo para garantir que o seu terno fique perfeito é acertar nos ombros: a costura que liga o ombro às mangas da sua camisa precisa ficar exatamente na divisa entre o ombro e o braço. Qualquer milímetro abaixo disso fica feio e faz o blazer parecer grande para você. E qualquer milímetro acima disso faz o blazer parecer pequeno demais (sem falar o quanto a sua mobilidade fica limitada nesse caso!)

Agora, em relação à calça: evite calças longas demais. Esse é um erro muito comum. A barra da sua calça tem que muito sutilmente encostar no seu sapato. Para um toque italiano moderno e jovial, você pode até usar a calça mais curta, mostrando bem o sapato e uma boa parte do seu tornozelo. Se a calça for mais longa do que as suas calças em geral, ela vai ficar tipo um saco, acabando com a linha natural do seu look e te deixando com cara de desarrumado mesmo.

O tamanho das peças é absolutamente essencial para acertar no estilo italiano e criar um look tão certeiro do qual até as costureiras mais meticulosas se orgulhariam.

Os Homens Italianos Adoram Mocassim

Se você olhar para os pés de qualquer italiano andando por aí, você vai perceber que nove entre dez deles estão usando mocassim. Mocassins de couro macio em diversas cores e tons são a marca registrada dos italianos, e quase sempre sem meia, com as calças slim e o tornozelo à vista.

Mocassins sem meia é um look que fica melhor numa sexta-feira ou fim de semana mais informal, a menos que você trabalhe mesmo em um lugar mais informal. Mas este é um look com estilo garantido, tornando-se uma das maneiras mais fáceis de dar um pouco de sofisticação italiana ao seu look diário.

Você não consegue usar mocassim sem meia? Sem problemas! É só colocar meias coloridas, então. Meias pretas são decisivamente não italianas, mas vermelho, laranja e até verde claro logo dão um toque bem descolado típico italiano ao look.

Na hora de escolher um mocassim para usar sem meia, é importante pensar sobre conforto além de estilo; o seu sapato precisa ficar legal mas também gostoso e macio para não causar bolhas na parte delicada do seu pé. Procure mocassins feitos em camurça macia ou o couro mais delicado e flexível que você encontrar. Escolha sapatos com pouca estrutura no calcanhar para maior conforto. Aqui vão algumas sugestões:

Porque o mocassim está bem na moda nesta estação, não será difícil encontrá-lo em qualquer loja. Quando pensamos nas melhores marcas, a Tods é imbatível em questão de estilo, qualidade e maciez incomparável. Se você preferir algo mais acessível, uma boa opção é a H&M, que tem uma boa variedade de mocassim, muito solicitada por quem gosta de estar na moda.

Abrace o Colorido

Os homens italianos têm duas características: ginga e a habilidade de ficar bem com quase qualquer cor! O sol quente da Itália não permite usar a cor preta com frequência. Ao invés disso, opte pelo terno bege ou marrom, calças brancas e blazers em vários tons de azul-marinho, violeta ou até lilás.

Se você quer parecer um italiano, você não pode fugir das cores! Mas se a ideia é evitar cores dos pés à cabeça ou cores muito chamativas, então adicione um pouco de cor de maneira discreta, em pequenas doses. Opte por um terno azul marinho ao invés do preto. Troque o seu cinto marrom por um laranja e combine com o seu jeans preferido e uma camisa de cor pastel para um fim de semana informal.

Os italianos curtem cores neutras porque elas tendem a refletir mais luz que o preto ou tons vivos: é assim que eles conseguem usar terno e ficar frescos embaixo do sol da Itália.

É claro que isso não significa que você não possa usar jeans branco com um blazer lilás e gravata mostarda, caso você se sinta seguro para isso! Mas esse é um look muito mais fácil de se acertar nos meses quentes do que nos meses frios. Se você estiver experimentando o jeans branco, veja a seguir algumas das opções que nós mais gostamos:

Acessórios

Se o segredo para obter o look italiano é usar o terno perfeito, então os acessórios para usar com esse blazer são igualmente importantes. Desde relógios grandes sempre à mostra no punho da jaqueta até lenços de bolso que dão vida e cor a qualquer roupa, os seus acessórios vão propiciar destaque e ajudar você a se diferenciar dos outros homens.

Durante os meses quentes um chapéu Panamá é perfeito para manter o sol longe do rosto e manter você fresco: ao escolher um chapéu de verão, sempre opte por chapéus com aba larga e com cara de homem adulto. O homem italiano jamais usa boné de baseball. Então deixe o seu em casa mesmo!

O chapéu de aba larga elegante é um acessório essencial para o homem italiano. E ele não precisa ser colocado de lado quando o tempo esfria: é só substituir a palha ou o algodão por um material com mais peso, como o feltro. Você também pode adicionar um pouco de cor à sua aparência aqui, e chapéus vermelhos estão cada vez mais populares quando combinados com looks elegantes.

Outros acessórios que os homens italianos adoram são pastas ou porta-documentos em couro macio (em geral em tons caramelho com detalhes envelhecidos) e óculos escuros de armação leve: outra afirmação da necessidade de se proteger do sol quente italiano.

Diga Adeus Ao Slogan

Embora as camisetas tenham se tornado bastante populares nas últimas estações, o homem italiano moderno jamais será visto usando uma camiseta com um slogan ou logo de marcas ou qualquer outro tipo de adorno ousado. Quando ele optam por camisetas confortáveis ao invés de camisa formal (o que não é muito comum) eles sempre usam camiseta lisa branca ou cinza, com ou sem um pequeno bolso apenas.

A camiseta lisa branca ou cinza é uma das peças mais versáteis que você pode ter no seu armário. Você pode usá-la sozinha, com uma camisa aberta por cima (perfeita para um look informal na praia), ou até com um blazer justo para um mix entre formal e casual: este look seria ideal para um drink numa sexta-feira à noite, jantares informais e eventos informais do trabalho.

Investir em uma camiseta lisa de boa qualidade é uma das melhores maneiras de dar um pouco do estilo italiano ao seu guarda-roupas se você não puder bancar peças feitas sob medida.

Conclusão

O estilo do homem italiano é realmente bem distinto. Sua habilidade com a moda é tão primorosa que andar pelas ruas de Milão dá a sensação de estarmos posando para fotos da Vogue. Embora muitas mulheres se atentem às ruas de Paris para inspirações de moda, não há melhor referência de moda para o homem sofisticado do que o homem italiano.

Se vestir como um homem italiano é muito mais simples do que parece, contanto que você esteja preparado para se atentar aos pequenos detalhes. O segredo é o caimento, as medidas e garantir que cada peça que você usa tenha sido feita especialmente para servir em você com a maior perfeição possível. Adicione a dose certa de acessórios sutis e um par de mocassins e pode ter certeza que você vai parecer o típico italiano!


Thank You. Download Now