2017 não está sendo um bom ano para as meias. Conforme as calças foram encurtadas, para vários ditadores da moda a meia se tornou simplesmente obsoleta para qualquer situação, com exceção do traje formal.

O verão é o momento perfeito para deixar as meias de lado (seguir a tendência “sockless”, que significa “sem meia”) com muito estilo, mas se você não estiver muito familiarizado com o look, você deve estar pensando por onde deve começar. Aqui vão algumas dicas:

Escolhendo os Sapatos Certos

Você pode descartar as meais com quase qualquer sapato, mas o melhor sapato para acertar em cheio com esse look é o mocassim. Mocassim sem meia dá uma aparência clean, minimalista, e é uma ótima maneira de criar um visual elegante e equilibrado mas ao mesmo tempo bem informal. Opte por mocassins macios para usar no verão tanto por conforto quanto para um visual estiloso.

Outras opções de sapatos para explorar são os sapatos de vela e as alpargatas: ambos são perfeitos para dar um toque informal e casual ao visual. Como alternativa, se você quiser mesmo apostar no look sem meia no escritório, experimente um brogue ou um derby. Evite os sapatos pretos ao elaborar um look mais formal porque a cor é muito pesada. Ao invés disso, explore toda a gama das cores neutras e combine seus sapatos com suas calças.

Aqui estão algumas opções bacanas:

Massimo Matteo Driver with Bit caramelo, $79.00
Sperry Mocassim Top Sider em camarelo, $94.95

Rockport Classic Mocassim Penny Lite marrom conhaque, $99.95

Um Pouco de Inspiração dos Italianos

Quando o assunto é roupa formal sem meia com mocassim, ninguém faz melhor que os italianos. Seja com ou sem terno, suas calças devem ser slim bem justas nos quadris e coxas, enquanto as barras abrem levemente. A barra deve ficar na linha do tornozelo ou um pouco acima.

E não tenha medo de cores! Ainda que a sarja em tons de azul marinho e caramelo nunca deixarão de ser elegantes, se você quiser mesmo alcançar o estilo italiano, então experimente usar cores pasteis, tipo azul claro.

Aqui estão alguns exemplos de estilos sem meia combinados com o estilo de costura italiana:

Avaliando os Seus Tornozelos

Se as suas pernas ainda estão pálidas e brancas depois de um longo inverno, então você precisa examinar os seus tornozelos antes de mostrá-los ao mundo. Os seus tornozelos estão prontos para ficarem expostos? Se a resposta for não, não custa nada dar uma tratada e adicionar uma camadinha de bronzeamento.

Uma dose diária de loção autobronzeadora é um bom começo, uma vez que isso ajudará a bronzear a sua pele gradualmente. E evite qualquer linha alaranjada que evidenciem a loção.

Enrolar ou Dobrar?

Se você não quiser comprar calças especificamente curtas, uma alternativa conhecida é enrolar/dobrar o seu jeans skinny até que o seu tornozelo fique à mostra. Essa técnica, particularmente, funciona super bem com brim:

Isso nos leva a uma das maiores dúvidas quanto o assunto é tornozelos descobertos: enrolar ou dobrar? Não existe resposta certa ou errada aqui, mas, seja a sua escolha qual for, o importante é que você enrole ou dobre o mais fino possível. Esse não é o momento para barrar volumosas!

Mas só você poderá decidir se deve enrolar ou dobrar:

Não Deixe Muito à Mostra

Para acertar nesse look, a barra da sua calça (ou jeans) deve ficar bem na linha do seu tornozelo: você não deve deixar muito da sua perna à mostra (os sapatos certos para usar com shorts ou mesmo calças cropped é sem dúvida assunto para outro post!).

Se você prefere que as suas escolhas, no que diz respeito à moda, sejam uma ciência exata, certifique-se de que a sua barra caia por volta de 2,5 centímetros acima do seu sapato e, dessa forma, você vai acertar na medida entre calça e mocassim!

Use Meias

A tendência sockless diz muito mais do que imaginamos: porque você deve usar meias sempre! A menos que você queira que os seus sapatos de couro fiquem cheirando mal ou desenvolver qualquer tipo de fungo nos seus pés, sempre use meias com sapatos fechados.

Invista em um par de meias (às vezes chamado de ‘meia sapatilha’) para garantir conforto e prevenir qualquer suor nos pés. Se possível, escolha meias sapatilhas com aderência na sola para que as meais não saiam do lugar ao longo do dia.

As Meais de Mocassim Brooks Brother’s ($24,50 – 3 unidades) são uma ótima escolha porque elas são feitas com um tecido que é uma mistura de algodão e nylon para ajustarem-se aos seus pés, além de terem sola de silicone para não saírem do lugar:

A Prática Leva à Perfeição

O fato é que descartar as meais não é algo natural para o homem brasileiro como é para os nossos irmãos europeus: enquanto os homens na Itália e na França aproveitam qualquer oportunidade para largar as meias por aí no verão, os homens por aqui acham o hábito desconfortável.

Para fazer com que o seu look sem meia pareça natural e elegante, você precisa adotá-lo com autoconfiança. E é preciso bastante prática também. Mas quanto mais você explorar esse estilo visionário e admirável, mais naturalmente confiante você vai se sentir. Simule até que se torne real!

Prepare os Seus Pés

Finalmente, é hora que colocar tudo em prática! Diferentemente dos seus sapatos habituais, você não pode colocar um mocassim sem meia e achar que é só isso. Uma boa dica é polvilhar um pouco de talco dentro dos sapatos para absorver qualquer umidade e cobrir os pés com bastante fita anti bolhas enquanto os seus pés se acostumam com o novo hábito.

Se você estiver preocupado com mau cheiro, você pode também pensar em comprar uma palmilha que absorve o odor. Prontinho! Você pode adotar a tendência hoje mesmo e continuar usando até o verão.

Conclusão

É incrível notar como dependemos desse humilde, em geral esquecido, acessório: a meia. Também é incrível perceber a diferença que elas podem fazer no seu estilo quando são descartadas. Deixar as meias de lado é uma decisão ousada e uma ótima maneira de adicionar um toque visionário a qualquer roupa que você escolher.


Thank You. Download Now