Como bem sabemos, para aumentar e definir os músculos é preciso não só se alimentar melhor (com maior quantidade de proteínas) e praticar atividades físicas. Também é preciso que os níveis de testosterona no organismo estejam equilibrados.

Para tal efeito, algumas pessoas têm usado o chamado chip de testosterona (ou chip da beleza). Popular principalmente entre os famosos, a técnica é um implante subcutâneo do hormônio.

“O chip tem ganhado cada vez mais adeptos, porque é uma forma de repor a testosterona quando as taxas caem com a idade, causando a deficiência androgênica do envelhecimento masculino (DAEM)”, explica Lenina Matioli, médica do esporte e nutróloga.

chip de testosteronaMenor que uma moeda, o produto, implantado embaixo da pele em procedimento ambulatorial após pequena incisão local, sob anestesia, dura alguns meses dependendo da indicação de cada paciente. Durante esse período, o implante libera no corpo quantidades de hormônios adequadas para a reposição da deficiência.

De acordo com os profissionais que eu entrevistei, o chip de testosterona trata de uma reposição hormonal em homens que tem alguma deficiência e não de uso para fins estéticos (mesmo com algumas pessoas utilizando o implante com essa finalidade).

Testosterone-Pellet-Injector“Apesar de ser chamado de chip da beleza, a melhora no físico se dá como um efeito a mais, mas não é a finalidade primária do implante. A finalidade primária é suprir uma deficiência hormonal”, acrescenta Lenina.

O Emagrecimento e Hipertrofia

chris-pratt_n-640x640x80Fazer uso do chip de testosterona pode ajudar a perder os quilos em excesso. Isso porque o hormônio, quando em níveis ideais, atua como um mobilizador de gordura. Por isso, ao fazer a reposição, acaba ajudando no combate ao aumento de peso. “É claro que a dieta ajustada e a prática de atividade física são fundamentais, afinal de contas, o hormônio sozinho não faz milagres”, esclarece a médica do esporte.

E como a testosterona promove a síntese muscular, ou seja, ajuda a aumentar o volume de massa magra, podemos dizer que chip da beleza, ao normalizar os níveis do hormônio no organismo, faz com que aumente a musculatura, ou seja, a hipertrofia.

“A testosterona é um hormônio anabolizante, capaz de aumentar a produção de proteínas e, em última análise, promover o crescimento muscular. Isso quando o músculo está sob os estímulos necessários, como durante atividades físicas vigorosas e consistentes, e a dieta do indivíduo oferecer a quantidade de nutrientes necessária”, conta Leandra Negretto, endocrinologista.

Além disso, taxas normalizadas de testosterona ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, a manter massa óssea, melhoram a libido, diminuem o risco de diabetes tipo 2, contribuem para uma melhor noite de sono e ajudam a diminuir sintomas depressivos.

“E todas essas alterações citadas, geralmente, são mais prevalentes em populações masculinas em idades mais avançadas, após os 55 ou 60 anos. Ou seja, mais sujeitos ao DAEM”, conta Lenina.

E tem mais: com a testosterona também está ligada ao aumento do apetite sexual, alguns estudos, têm apontado discreto aumento do vigor físico e melhora do humor e da vitalidade, quando usado o chip da beleza.

Grupos Indicados

Se você ficou interessado no implante, saiba que ele é indicado para todas as pessoas que têm deficiência do hormônio masculino, seja por conta da deficiência androgênica do envelhecimento masculino, que geralmente ocorre após os 60 anos, ou por conta de outra doença.

“A questão da idade não é relevante e sim a sua indicação. A grande vantagem do chip é a de não se preocupar na administração do hormônio, visto que ele ficará liberando constantemente a testosterona”, aponta Fellipe Savioli, médico do esporte e ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Segundo Leandra Negretto , o uso de testosterona, assim como o emprego de qualquer terapia à base de hormônios, só deve ser empregado se o paciente tiver deficiência hormonal. “Geralmente, esse déficit é raro entre homens jovens, e aumenta de frequência com o avançar da idade, sobretudo em indivíduos sedentários e com excesso de peso”, argumenta.

Uso indiscriminado

chip de testosterona - uso indiscriminadoDo mesmo jeito que o implante do chip de testosterona pode fazer um bem danado para o nosso corpo, ele também pode prejudicar bastante. Isso porque, se o implante for utilizado de forma exagerada – e sem o acompanhamento médico – pode levar, a longo prazo, ao aparecimento de câncer de próstata e de mama (em homens).

“Além disso, alguns estudos demonstram que o uso do hormônio, mesmo quando devidamente indicado, gera aumento do risco cardiovascular – ou seja, aumento das chances de o indivíduo sofrer um infarto ou derrame cerebral”, aponta Leandra.

Efeito colateral

Em excesso, a testosterona pode gerar acne, ginecomastia (aumento da glândula mamária em homens), surgimento de calvície, piora do colesterol e suas frações no sangue, toxicidade ao fígado, peliose hepática (uma doença do fígado que pode culminar em seu sangramento), atrofia dos testículos, diminuição da fertilidade (ou até completa infertilidade), além do já citado aumento do risco de doenças cardiovasculares.

E os géis de testosterona?

Eu questionei os profissionais que entrevistei sobre esse assunto e o que me disseram é que o gel é uma droga amplamente utilizada e com mais estudos, se for comparada com o chip da beleza.

Além disso, o produto é indicado para quem não gostaria de passar por um processo de implante. O único porém é que, como o gel deve ser usado diariamente, corre-se o risco de transferência do produto para outras pessoas, durante o contato físico, como em um abraço ou no sexo, por exemplo.

Conclusão

Por isso, meu querido leitor, o ideal é conversar seriamente com o seu médico para entender de fato se é preciso mesmo fazer o implante, ou não. Caso seja compreendido de que o chip de testosterona é realmente uma ótima solução, faça uso dessa novidade.

E lembre-se: não utilize testosterona de forma indiscriminada (como muitas pessoas fazem por ai). Afinal de contas, como você deve ter lido, de nada adianta ter um corpo bonito hoje, mas sofrer com diversas doenças no futuro. Pense nisso!


Thank You. Download Now