A cada ano, como bem sabemos, o mundo fitness chega com grandes novidades (e a gente adora). Em 2017 não poderia ser diferente. Afinal de contas, cada vez mais as pessoas estão em busca de uma vida saudável.

E não estou falando apenas de se enfiar em academias para praticar musculação. Muito pelo contrário. Hoje em dia, o que mais existem são opções de atividades físicas que podem ser feitas em casa, no parque, na praia, no campo, enfim, onde você puder.

A partir daí, eu pedi a ajuda de Ricardo Riskalla, personal trainer das principais agências de modelos do mundo. Ele listou as cinco tendências fitness para esse ano. Fique esperto, pois ainda falaremos muito a respeito desses assuntos. Veja só:

Redução dos Bootcamps

Bootcamps

Bootcamps nada mais são do que aulas de alta intensidade no estilo militar realizadas ao ar livre. Essa é a grande diferença do Crossfit, que é sempre feito em um box. Os bootcamps apresentam treinamentos de resistência, com o uso de kettlebells, bolas suíça, sacos de areia, anéis olímpicos, halteres e o peso corporal.

No mesmo treino também entra a parte cardiorrespiratória, com circuitos, sprints, boxe e outros. A ideia é a perda de peso, hipertrofia e definição muscular. Agora, diante de todos esses benefícios, a questão é: “Porque essas aulas irão diminuir este ano?”

Ricardo explica que “os praticantes desse tipo de aula, com o tempo, percebem que exercício não precisa ser misturado com ‘raiva’, treinador gritando e assim por diante. Existe um grande movimento mundial de Yoga e respeito aos clientes.”

Então, com a possível diminuição dos bootcamps, o que pode vir no lugar? “Yoga, Pilates e meditação estarão em alta por um bom tempo. As pessoas trabalham duro e, no final do dia, querem algo que as relaxem. Existem milhares de pesquisas mostrando que fazer exercício de alta intensidade, estando estressado, cria aumento de gordura corporal”, alerta o personal.

Controvérsias à parte, esse assunto é bastante polêmico e ainda gerará bastante discussão. Afinal de contas, há quem ame os bootcamps e existem outras pessoas que acham pesado demais. Vamos ver o que nos reserva o ano de 2017.

Aumento de Corredores e Corridas de Rua

Olha, eu estou para ver uma modalidade esportiva que não para de crescer. A corrida sempre tem um movimento de subida, nunca queda. Com total certeza, você conhece alguém que corre, ou você mesmo é um corredor.

E não é à toa. Praticar esse esporte é fácil e requer poucos acessórios. Basta uma roupa que faça a troca de transpiração de maneira correta (existem milhares de marcas com esse tipo de tecido e a preços bem acessíveis) e um bom tênis com amortecimento.

Uma dica bacana é procurar um médico do esporte ou ortopedista antes de iniciar os treinos de corrida. Isso porque ele irá pedir vários exames que determinam até que ponto você pode chegar.

Além disso, a corrida pode ser praticada por qualquer pessoa (claro que com suas devidas proporções). E se você não curte correr sozinho, quer uma dica? Procure uma boa Assessoria Esportiva. Esses caras formam grupos de treinamento em parques espalhados pelas cidades. É uma boa ideia de praticar o esporte e ainda conhecer gente nova.

Agora, se você prefere o bom e velho fone de ouvido com sua música preferida, tudo bem, também. Basta procurar um lugar que tenha terreno, mas sem muitos desníveis e optar por horários não muito quentes.

E se chover, corra para esteira ergométrica. Afinal de contas, todo o corredor precisa praticar musculação, a fim de manter os músculos fortalecidos para evitar possíveis lesões. Então, você já terá um local para correr, caso o tempo não esteja colaborando.

Por conta desse aumento no número de corredores, a tendência é que novas provas de corrida de rua surjam ao longo do ano. E isso é bem maneiro. Afinal de contas, a gente passa a ter outra visão da cidade. Já imaginou correr na principal avenida? Parece impossível, mas esses eventos são capazes de proporcionar tal feito.

Também existem as provas que são realizadas a noite. É bem bacana, pois tem jogos de iluminação, um som mais eletrônico. Vale a pena participar (nem que seja um única vez).

Crescimento no Uso de Apps Fitness

Cara, essa já era de se esperar, não é mesmo? A tecnologia não para de evoluir e, com ela, surgem novas opções para podermos malhar sem precisar da velha fichinha de treinos da academia.

aplicativos fitness“Aplicativos trazem conveniência e são perfeitos para pessoas que viajam muito, ou que gostariam de ter um personal trainer e não estão em condições financeiras. Ou até mesmo para aqueles que gostariam de praticar atividades físicas com um treinador em especifico que mora em outro país”, argumento Riskalla.

Alguns exemplos bacanas de apps fitness para usar e abusar são: miCoach, NTC – Nike Training Club, Sworkit e Rawfit (o app criado pelo personal Ricardo Riskalla). Vale a pena fazer o teste com um desses aplicativos.

Eu já usei, por um tempo, e achei bem bacana, mesmo porque, alguns deles apresentam até vídeo das posições corretas para fazer os exercícios. Acho que vale muito a pena fazer o teste e ver se você se adapta, ou não, com a presença apenas virtual do professor de educação física.

Treinos Masculinos e Femininos

Nós sabemos que o perfil do corpo do homem é diferente do da mulher. E, por isso, eles precisam mais de determinados exercícios, assim como elas. Por esse motivo, em 2017 o número de treinamentos diferenciados entre homens e mulheres irá crescer.

E não pense que isso é uma forma de separar eles e elas. Muito pelo contrário! “Mulheres, em geral, querem ficar toneladas, mas magras. Já os homens querem músculos definidos. O treinamento, em ambos os casos, deve ser individualizado pelo personal e também aliados a uma dieta especifica”, conta o profissional.

Então, o que vai acontecer é um estudo mais aprofundado sobre a anatomia dos homens e das mulheres para que, assim, os treinos fiquem mais específicos e foquem, mais detalhadamente, nos pontos fortes e nos pontos fracos deles e delas.

Achei muito bacana essa tendência, pois, de fato, às vezes, percebo mulheres realizando treinamentos que julgo não ser ideal para o perfil de corpo e, até mesmo, pelo o que ela busca como resultado final.

Aumento de Praticantes de Yoga e Pilates

Vivemos em um mundo cada vez mais estressante e, por isso, existe uma tendência entre as pessoas na busca por atividades físicas que relaxem o corpo e a mente, mas sem perder o foco do emagrecimento e hipertrofia.

SandrinePilates_25Duas boas alternativas são o yoga e o pilates. “Essas duas técnicas trabalham a respiração, balanço mental, físico e espiritual. O controle da respiração diminui o hormônio cortisol (relacionado ao estresse)”, aponta Riskallas.

Além de melhorar os casos de nervosismo e ansiedade, as modalidades também aumentam a flexibilidade, o tônus e a explosão muscular e o controle mental. Outra técnica que pode ser usada com essa finalidade é o Mahamudra.

A modalidade prega a melhoria na saúde mental, corporal e espiritual. Tudo o que você precisa ter para acabar com as crises de nervosismo. “Somente estando ao ar livre existe um aumento da vitamina D. Existem estudos mostrando que treinar em parques diminui o estresse, pois existe a cor verde, azul e pássaros e, por incrível que pareça, esses fatores acalmam a mente”, analisa o personal trainer.

Vamos Aguardar

Essas são as cinco tendências fitness. Achei bem interessante e você? Agora, é esperar o decorrer do ano para presenciar esses acontecimentos.